As Vicentinas, Lisboa

   


As Vicentinas é uma casa de chá, situada no início da Rua de S. Bento (tendo o Largo do Rato como ponto de partida), que nos transporta no tempo. Entrar nesta casa de chá fez-me lembrar a casa da minha avó na santa terrinha, com as paredes pintadas de branco e os móveis auteros de madeira "da boa" (como dizem os mais velhos). Um espaço por onde os tempos modernos felizmente tardam a passar, onde ainda existem toalhas de mesa e porta-guardanapos e a luz é escassa proporcionando uma atmosfera que vacila entre o intimista e o sinistro.

Segundo dizem, esta casa existe há trinta anos e quando se entra percebe-se que é verdade. Mas não me interpretem mal, eu gostei muito das Vicentinas. Voltar atrás no tempo é sempre bom. O leite e o café foram servidos em pequenas cafeteiras de alumínio, os bolos eram do mais caseiro que se pode querer (a oferta é variada q.b. e de boa qualidade) e o atendimento do mais simples e honesto possível.
 
Quando forem às Vicentinastrês precauções: o estacionamento não é fácil pois a rua de S. Bento e o Largo do Rato são zonas complicadas, apontem o número da porta pois a entrada da casa de chá passa facilmente despercebida, e levem agasalho se forem em dias invernosos para poderem resistir à frescura da sala (óptimo para o Verão).

As Vicentinas têm uma aura de outros tempos com uma pitada de ambiente religioso, fazendo lembrar as férias passadas na casa dos avós na terra. Aconselho vivamente.

Localização:
Rua de S. Bento 700 - Lisboa
1250-233 Lisboa
Encerrado: Segundas e Domingos
Horário de Funcionamento: Das 15:00 às 19:00
  

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco