terça-feira, 21 de outubro de 2008

Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

  


A Fundação Calouste Gulbenkian (para os amigos Gulbenkian) é um verdadeiro oásis no coração de Lisboa, oferecendo um aprazível espaço verde (onde nos podemos perder e passar uma tarde solarenga a descansar, conversar ou a ler um livro) e locais para almoçar e lanchar.

A Gulbenkian tem duas cafetarias/restaurantes onde a gula pode ser saciada: uma com esplanada e uma com comida ;-) Não quero com isto dizer que o primeiro local não tem boa comida apenas é bastante convencional, sendo a esplanada com vista para o interior do jardim a principal razão para eu o frequentar (onde ler um livro ou ver quem passa, enquanto os raios de sol aquecem o corpinho, é um verdadeiro bálsamo para as mazelas do dia-a-dia).


A outra cafetaria da Gulbenkian (comida boa :-) , cuja entrada fica virada para o lado do Corte Inglés, infelizmente não tem esplanada, algo largamente compensado nos petiscos que dispõe na sua montra. Ao almoço, tem pratos já confeccionados mas também inúmeros tabuleiros com todo o tipo de alimentos (desde saladas com iogurte até ovos mexidos) com o qual se pode fazer um prato. O único senão é que ou se vai muito cedo (12h em ponto) ou então a fila de espera pode levar à desistência. Só o stress de conseguir perceber de que são as diferentes saladas e conseguir decidir qual se quer, com os empregados (que não ouvem muito bem o que estamos a dizer por causa do barulho) e as pessoas atrás de nós (que muitos já sabem o que querem) a pressionar, torna o almoço uma aventura (felizmente largamente recompensada pela comida ;-)


Cafetaria ("a boa")

Outra coisa que este segundo local tem de excelente são as sobremesas!!! Desde a tarte de limão merengada até às farófias, todas as sobremesas são excelentes e existem quer à hora do almoço quer ao lanche (se houverem muitos lambões à hora de almoço a oferta ao lanche pode ser mais limitada ;-). Por isso nada como ir lanchar à Gulbenkian e depois desfazer as calorias adquiridas com um passeio pelo jardim (sim porque a cafetaria fecha às 17h30m) ou continuar a tarde com um filme (ou compras) no Corte Inglés.

Bons lanches


Restaurante e cafetaria (sem esplanada)
Aberto de terça a domingo (acreditem que à segunda, por muito que tentem, está mesmo fechado :)
Horário: 10:00 às 17:45
 
__________________________

Partilho de todas as opiniões do Sebastião, desde a dificuldade de escolha entre a fotossíntese e a qualidade da comida, e como se nos atrasamos um pouco para o almoço está uma fila infinita e ao fim de semana nem vale a pena aparecer por lá antes das 16h (principalmente se estiver bom tempo). Mas a mais recente descoberta sobre este pedaço de céu no meio da caótica Lisboa (sim, porque em hora de ponta ouvem-se os carros lá ao fundo e invade-nos uma óptima sensação, pois estamos num sitio tão calmo enquanto que lá fora existe um mundo caótico e stressado) é que é possivel pedir para no dia seguinte fazerem a nossa sobremesa favorita, o meu único problema é decidir qual pedir.
sininho
 
__________________________

E então naqueles dias em que corre tudo tão bem....decide-se em cima da hora ir lá almoçar. Encontra-se estacionamento convencional à porta!!! (não daquele em cima de passadeiras, raias e linhas de eléctrico, que sebastião e sininho tanto gostam!). já passa do 12:30 e não há fila....nenhuma!!!!! e por fim, mas senão o mais importante.....tarte de limão merengada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! acaba com qualquer réstia de má disposição!!!!Joana, come a papa
  

  

2 comentários:

Quase nos 50 disse...

Também gosto de ir até lá.
Sentar-me e ficar a planar.
è um verdadeiro oásis nesta cidade.

Mirna disse...

As paisagens deste lugar são muito bonitos. Eu gosto de comer fora, porque eu gosto de comer com vista para a cidade. Eu sei que muitos restaurantes em jardins que têm pátio muito agradável para comer.