Moma, Baixa Pombalina



Não, não fui almoçar a Nova Iorque. Não é que não me apetecesse mas só tenho uma hora para almoço, o que deixa pouco espaço de manobra caso haja algum contratempo :-)

Lisboa não é NY mas não deixa de ser uma cidade fantástica, especialmente nos dias em que o sol de Inverno incide nas sete colinas, dando calor a quem se passeia. Ir almoçar à baixa num dia de semana e, ainda por cima, levando carro, era uma tarefa fadada ao desastre (com pouco mais de uma hora de almoço, impossível!). Mas, teimoso como sou, decidi pôr os pneus em marcha e lá fui eu, convicto que, na pior das hipóteses, iria chegar à Baixa e voltava para trás sem comer. Mas só a viagem teria valido a pena :-)

As árvores da Avenida da Liberdade começam a perder a folhagem permitindo que a luz consiga (finalmente!) chegar a quem passeia, a pé ou de carro, dando vida e luz a uma Avenida, que de outra forma, é algo escura e sombria. O Rossio e as ruas que o ligam à Praça do Comércio, cheios de luz e cor, e os reflexos prateados do rio ao fundo (verdadeiro momento kodak) fizeram as delícias dos meus olhos e elevaram-me o espírito.

Ok, lamento pelo momento de má poesia mas não resisti :-) Cheguei ao Chiado, pude escolher o lugar onde queria estacionar (lugares na rua dos Armazéns do Chiado??? bizarro... o suficiente para me fazer olhar e tentar perceber se estaria a fazer algo que me levasse a multa), e, depois de pôr moedinha no parquímetro, lá fui Rua de São Nicolau a baixo à procura do 49, número da porta do restaurante Moma.




Com um aspecto bastante distinto dos restaurantes que pululam pela Rua Augusta e respectivas paralelas/perpendiculares, tornasse fácil dar conta da sua presença. Clean cut (o branco predomina, desde as paredes até às toalhas de mesa), sem decorações pitorescas ou snack-barescas e sem homens com ementa na mão a perguntar "Whant to lunch? Food very good!", não é à partida um restaurante para turistas mas para gente da terra. O Moma (para já) só serve almoços e a carta muda todos os dias.

A comida parece variar entre a típica portuguesa e a italiana mas com a rotatividade de pratos outras gastronomias poderão surgir. No dia em que decidi experimentar o Moma, fiquei-me pelos pasteis de massa tenra, arroz de coentros e salada. Estavam excelentes! Melhor só o arroz de coentros da minha mãezinha :-)

Após acabar a minha última garfada, decidi unilateralmente que dias não são dias e lá me atirei de cabeça a uma fatia de bolo de chocolate (estava ali mesmo na montra, à minha frente, a sorrir para mim). E ainda bem que o fiz, estava mesmo bom!

Depois do café, pedi a conta (10,5€) e lá fui desmoer o excelente repasto até ao carro, pensando como gostaria de aproveitar o dia para passear em vez de ir trabalhar.... mas enfim, tem de ser... Mas espero poder repetir esta proeza um destes dias!

Em nota de rodapé, o atendimento é rápido e simpático, tem esplanada e segundo dizem é conveniente reservar pois existem dias em que arranjar mesa é difícil (não tive problemas mas nunca se sabe...).


onde...
Rua de São Nicolau nº49, 1100-547, Lisboa
TLM.914417536
Horário: 11h30 às 18h00
Encerramento: Domingos

__________________________

Joana, come a papa acrescenta:

É verdade, confirma-se! Come-se muito bem, foge ao restaurante para turista, tem um ar clean e simpático! Nós optámos por filetes de pescada com arroz de berbigão e esparguete com camarão salteado (ambos muito bons!), e para sobremesa, o bolo de chocolate já referido e pannacota (muito bons, também!). Assistimos também a uma cena gira: duas estrangeiras pedem dois copos de champanhe e a dona/gerente não se ficou e disse logo que sim, que tinha...garrafa de champanhe tinha, não tinha era flûtes! Mas não se acanhou e vai a correr à "Casa" comprar os ditos para servir o champanhe... Pelo bem que comemos, pelo que pagámos (12,5 €/pp), e pela simpatia e pela boa vontade em servir...sim, recomendamos! :)
 
 

Comentários

Poppe1 disse…
Tem bom ar, e não foi caro.
Já agora, a fotografia aí dos electricos ao lado é de vossa autoria? Seja de quem for está excelente. Para terminar só dizer que o novo look está fixe.
Keep going.

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco