Apicius, Lisboa





Bem... sinceramente, nem sei muito bem por onde começar... talvez pelo princípio!

Fomos ao Apicius com um convite do Zomato e, antes de ir fui vendo as opiniões que iam sendo lançadas no Zomato, o que só serviu para colocar as minhas expectativas lá bem no topo! Ora, já se sabe, que isto é perigoso... tanto pode correr bem como correr muito mal!

Resolvemos ir num dia de semana, a pensar evitar a enchente de fim-de-semana típica da zona de São Bento e arredores, e fomos bastante bem sucedidos! Fomos os únicos a noite toda no restaurante...

O Apicius tem uma decoração muito bonita, simples e contemporânea, mas que torna o restaurante num espaço muito acolhedor.




Prontamente atendidos, foi-nos explicada a composição dos menus e tendo em conta o convite que trazíamos, quais os pratos que iriam então ser servidos.

Começamos então por iogurte de foie-gras com beterraba e carapau em meia-conserva pepino e rabanetes.


 
Gostei bastante do iogurte de foie-gras. O carapau, pois... os temperos eram óptimos, mas efectivamente coisas pouco cozinhadas não são mesmo a nossa "praia"!

De seguida vieram dois pratos de vieiras: com creme de couve-flor e cebolinhas e com caldo de cozido e couve portuguesa.




Muito boas as vieiras com o creme de couve-flor! As vieiras com o caldo de cozido eram demasiado "sem sabor"!

E continuámos a nossa experiência gastronómica, com  "vitela, alface na brasa, leite de amêndoa" e "frango, manjericão e couve-flor":






Aqui gostei particularmente do frango com couve-flor! E porquê? Porque eu não gosto de couve-flor, mas esta estava muito boa, dando um óptimo sabor ao prato. Já não gostámos assim tanto da vitela... não sei explicar o porquê. A consistência, o sabor, a alface na brasa que dá um "sabor chamuscado" a todo o conjunto...

E finalmente chegaram as sobremesas. Atentem bem que o meu "finalmente" refere-se apenas ao número de pratos que já tínhamos provado... não estávamos cheios, a abarrotar, como podem ver pela quantidade que é servida...

As sobremesas foram "cacau, passas em vinho do Porto, chocolate cristalizado e flor de sal" e "panacotta de alecrim, gelado de avelã, avelãs caramelizadas, cogumelos shitake".






Como gulosa assumida que sou, estava com alguma esperança que no final as sobremesas me reconfortassem e tornassem esta experiência algo inesquecível! Tal não aconteceu! A panacotta de alecrim era sim, muito boa, mas tudo o resto estava banal.

E pronto, chegou ao fim a nossa experiência gastronómica no Apicius! Não sei se conseguem perceber agora a razão de eu não saber por onde começar a escrever!

Foi um flop... depois de ler tantas coisas positivas acerca do restaurante, ficámos bastante desapontados. Isto seria brincadeira para ficar acima dos 60 euros, o que me parece completamente descabido para o que é servido! Parece-me haver aqui alguma necessidade de inventar novos pratos, novas misturas, e na maior parte das vezes, na simplicidade é que está o "ganho"!

Não posso portanto recomendar o Apicius! Muitas das opiniões que leio vão no sentido de uma experiência diferente, para fugir à rotina, provar novos sabores... pois, caso seja isso que pretendem obter e para isso pagar um valor que será sempre seguramente para cima de 50 euros, vão em frente!

Cereja no topo do bolo: o restaurante não cumpriu o que estava no convite do Zomato, e pagámos mais do que o devido. Enfim... não correu nada bem...


Rua da Crus dos Poiais, 89
São Bento, Lisboa





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco