A Chaleira, Carcavelos









A Chaleira parece ser uma constante da vida, tão concreta e definida como outra coisa qualquer. Ao fim de mais de oito anos continua a existir, com altos e baixos certamente, com uns gerentes melhores do que outros, com produtos com maior ou menor qualidade, mas ainda assim de portas abertas. E, para grande alívio da minha alma, sem nunca perder o ambiente que um dia alguém, num momento de grande inspiração, criou.

Certamente que cada gerência lhe acrescentou o seu ponto, o que é perfeitamente natural, mas o facto de conseguirem preservar a essência do espaço dá-me sempre grande alegria quando volto a passar a ombreira da porta.

Para quem nunca ouviu falar, A Chaleira é uma casa de chá que há vários anos abriu portas numa praceta escondida de Carcavelos. O ambiente e a qualidade da sua oferta fez com que rapidamente se tornasse conhecida fora de portas, passando a ser frequentada por muitas pessoas que não eram daquela zona. 

Isto porque encontrar A Chaleira exige algum esforço, não é um local por onde se passe e se diga "Olha que sitio tão agradável vamos parar e entrar!", mas nos dias que correm tudo é simplificado com smartphones e GPS. A Chaleira não fica propriamente à beira do mar com vista sobre a falésia, muito pelo contrário, fica numa praceta e a única vista é para o parque de estacionamento que fica mesmo em frente da porta (que por vezes está cheio e tem de se andar às voltas para estacionar).  Mas se ficarem sentados no interior da casa de chá, nem se apercebem ou sentem falta de uma vista deslumbrante.






A Chaleira tem um ambiente calmo e acolhedor (desde que as crianças o permitam) onde facilmente se passa uma tarde em amena cavaqueira devidamente acompanhado de chá, torradas, tostas, sconnes ou fatias de bolo.




No nosso caso só nos faltou a tosta, de resto atacámos todas as frentes. E estava tudo bom, atrevo-me mesmo a dizer que a fatia do bolo de chocolate estava mesmo muito boa. Os sconnes estavam bons e quentinhos como se quer.

O atendimento foi simpático, atencioso e atempado mesmo quando a sala ficou cheia.

Foi ótimo revisitar este espaço, gostei do que comi, gostei do atendimento e gostei de ver que mantêm o ambiente d'A Chaleira intacto.

Até breve!


 



Praça do Junqueiro, 12 A - Carcavelos
Horário | 8h  às 19h
FB





 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco