Restaurante Azenhas do Mar
Estava um belo dia de sol, neste início de primavera, e lá fomos a caminho das Azenhas do Mar. Depois de sairmos da A5, olhámos para a serra de Sintra e vimos uma enorme neblina, mas com certeza que aquilo era apenas lá no meio da serra e continuaria para nós um belo dia de sol, e lá fomos fazendo a serra, passámos a Azóia, continuava sol, mas quando chegamos às Azenhas, como é óbvio já estava um tempo frio, nublado e ventoso, que se manteve pelo resto da tarde. Como velha conhecedora da temperamental meteorologia de Sintra, deveria ter levado mais roupa, mas estava sol...O restaurante fica como que escavado nas rochas, debruçado sobre o mar ao fundo da bonita aldeia das Azenhas do Mar. O local é lindíssimo e o restaurante muito bem conseguido, podemos desfrutar da maravilhosa vista para o mar através de uma parede toda de janelas, que nos dias frios se encontram fechadas, e que podem ser abertas nos dias de bom tempo. O que me leva a um dos nossos passatempos durante as entradas, como era Sábado - dia de casamentos - pelo menos 2 casais, ou os seus fotógrafos, acharam que era boa ideia ir tirar as fotografias junto da piscina de água salgada, ora ver as noivas de ombros descobertos a tentarem fazer poses felizes quando estava um frio de rachar e um vento extremamente desagradável era no mínimo... interessante.
Voltando à comidinha, que é o que interessa, como um restaurante sobre o mar que se preze, os peixes e mariscos são o forte deste restaurante. As entradas eram muito boas, falhamos a sapateira, mas depois de uma salada de polvo, queijo de Azeitão, pão delicioso e manteiga de ervas caseira, já não houve apetite para mais. Quanto ao prato principal comi massada de cherne com camarão, muito bem servido, com muito camarão e cherne, e muito bem confeccionado. Não provei o bacalhau à Lagareiro, mas a enorme posta que veio para a mesa tinha muito bom aspecto. Em relação às sobremesas, não são muito variadas, provei a tarde de maça com natas e estava muito boa, quase só maça, pouca massa e entre a massa e o recheio, tinha amêndoas laminadas, um toque delicioso.
La dolorosa ronda os 25 euros por pessoa, com entradas e sobremesas pareceu-me um preço bastante aceitável, tendo em conta a beleza do local e a qualidade da comida.
Restaurante Azenhas do Mar
Azenhas do Mar - Sintra
Tel:219 280 739
Aberto todos os dias 12h-22h
Comentários