Francesinhas
Apesar de nenhum de nós ser do Porto, é dado adquirido que somos "todos os três" fãs incondicionais de francesinhas! E o que é difícil encontrar uma boa francesinha em Lisboa?!!
No Porto o nosso local de eleição vai para a Cufra. Em Lisboa têm havido algumas tentativas...(1, 2, 3, 4)...nem sempre bem sucedidas!
Mas nós temos uns leitores que são uns queridos, e vão dando sugestões, as quais nós apreciamos muito e tentamos seguir... e no post da Casa dos Caracóis foi-nos deixada uma sugestão de um óptimo local em Azeitão para comer francesinhas!
A Nortenha fica em Brejos de Azeitão, parece que é realmente muito afamada pelas suas francesinhas (pelo menos, assim que pesquisei no Google tudo o que me apareceu sobre a Nortenha estava relacionado com francesinhas); como eu, Joana, moro na margem sul (mais conhecida como deserto) lá arrastei a respectiva família para descobrir então as potencialidades deste espaço. :)
Eu gostei bastante desta francesinha...achei que estava bem confeccionada, bem servida, o molho um bocadinho picante demais (mas eu tenho uma tolerância baixa ao picante), e até fica perto de casa... :) Houve quem achasse que o molho sabia demais a tomate para o que é a tradicional francesinha. Ah, é verdade...o bife à portuguesa também estava bom! :)
Casa de decoração simples, situada na Rua de São Gonçalo, fácil estacionamento, serve além das francesinhas os tradicionais bifes, bifanas, secretos, e afins. Existem três francesinhas à escolha: sem ovo, com ovo, com camarão (esta última, um pouco mais cara). Escolhemos duas com ovo e uma sem, um bife à portuguesa (há uma esquisitinha na família...); todos acompanhados de uma generosa porção de batatas fritas. O molho "atira mesmo" para o picante...passámos grande parte do tempo a assoprar! :)
![]() |
com ovo |
![]() |
sem ovo |
E ficou tudo muito em conta...francesinhas, bife, sumos, cafés - 10 euros/pp. Preço simpático!
No dia seguinte chego ao trabalho, e em conversa com um colega que também gosta muito de comer, estava eu toda esperta a dizer que tinha descoberto um sítio muito bom para as francesinhas, quando o A. me diz: não, não...o melhor sítio para comer francesinhas é no Marco, nas Colinas do Cruzeiro (Odivelas, para quem não sabe...)! E salta logo outra colega que diz: ah pois é! são um espectáculo! muito boas! :) E eu pensei: querem ver que ainda tenho de ir comer francesinhas mais uma vez esta semana?! oh pá, que chatice! isto há alturas difíceis na vida... :))
No dia seguinte, lá tive um trabalho enorme a convencer o Sebastião a irmos experimentar esta nova sugestão...foi horrível, resistiu imenso!!! acho que foi tipo...5 segundos... :))
E então, Colinas do Cruzeiro...aí vamos nós!!! :)
O Restaurante Marco é um negócio com origem em Vila Nova de Famalicão, ou seja, malta do Norte que resolveu dar-nos a benesse de termos por cá esta iguaria! :)
Fica então nas ditas Colinas do Cruzeiro, não me peçam muitos pormenores, foi a primeira vez que lá fui, mas fica na rua dos bancos (e parece que é muito afamado por lá, portanto, perguntando deve ser fácil). Tem uma decoração gira, simples, muito arejada, em tons laranja e castanho, e além das mesas normais tem umas "boxes" onde cabem quatro pessoas que também lhe conferem alguma piada (servem por exemplo para confinar barulho de família de 4 pessoas barulhentas...ainda me há-de servir um dia, tenho a certeza!). Deixo-vos aqui algumas fotos:
As francesinhas existem em quatro variedades; nós escolhemos a especial e a portuguesa. A saber: a portuguesa não tem o bife, vem com alface e bacon, é mais pequenina; a especial tem a composição tradicional e é bem composta!!!
Aqui fica a portuguesa:
Aqui fica a especial:
Seg - Qui: 12:00 - 1:00; Sex - Dom: 12:00 - 2:00
Tel. 219 327 898/914 747 896/211 581 814
Nota: fotos da Joana e do Sebastião, e do FB do Restaurante Marco.
Como vêm, tudo com muito bom aspecto! Fazendo aqui um pequeno ranking, considero a francesinha do Marco melhor que a da Nortenha. No meu caso particular, que não aprecio muito comida picante, achei este molho mais suave e portanto gostei mais.
No Marco servem-se muitas outras coisas além das francesinhas: pratos de peixe e carne, sandes, pregos, hamburgers, pizzas, etc. Nós provámos além das francesinhas, uns rissóis de carne que estavam óptimos. Já não conseguimos como é óbvio chegar às sobremesas! Pagámos 11,5 €/pp (se saltarem os rissóis, fica-vos pelos dez euros).
Foi portanto uma semana em cheio! Quanto a mim, tenho finalmente dois bons locais onde comer esta iguaria tão apreciada. Se estiver em casa...Nortenha! Se estiver em Lisboa...Marco!
Aqui ficam os contactos:
Nortenha - Casa das Francesinhas
Rua de São Gonçalo, 238, Lj C
Brejos de Azeitão
Encerra ao domingo.
Tel. 210 866 611
Restaurante Marco
Rua Pulido Valente, zona 7, lote 1, loja 3
Colinas do Cruzeiro
Odivelas
Fechado até às 12:00
Seg - Qui: 12:00 - 1:00; Sex - Dom: 12:00 - 2:00
Tel. 219 327 898/914 747 896/211 581 814
Nota: fotos da Joana e do Sebastião, e do FB do Restaurante Marco.
Comentários
E conhecem a do restaurante Lucimar em Lisboa? Vão lá provar e digam de sua justiça.
facebook: bifanas do escondidinho
Podia dizer o nome dos restaurantes todos que comi francesinhas em Lisboa mas apenas ficamos com o numero(cerca de 15 restaurantes) de todos,a nota 20 vai para o Marco em Odivelas.(Também tem um Marco no largo de Santos mas ainda não foi visitar) Francesinha muito boa,atendimento e ambiente excelente e o preço?mais barato que no norte.Eu e a minha esposa comemos duas francesinhas,uma sangria litro,4 rissois (muito bons) e dois cafes pagamos 31,80 euros
Resta-me dizer que além da francesinha e dos pratos que falou ainda tem a fantástica cerveja artesanal, que embora um pouco cara, é muito (mas mesmo muito) saborosa!
Boas degustações!