Porco Preto, Lisboa

Não têm ideia onde vão jantar? Não fizeram reserva? Não conseguem aceder ao blog? Então dirijam-se à Praça das Flores que de certeza vão encontrar um bom restaurante com uma mesa à vossa espera :-) A oferta é variada, neste blog já falámos de vários que ficam ou na Praça ou em ruas muito próximas, e mesmo sem se fazer reservas (embora possa dificultar) consegue-se uma mesa num bom restaurante (não garanto é que seja logo no primeiro que tentarem). Esta foi a brilhante conclusão a que cheguei quando no sábado tentei ir jantar fora (sem ideias e sem reservas) e só nesse oásis da restauração chamado Praça das Flores encontrei quem nos desse abrigo e alimento.

Bem, primeiro foi o eterno problema do estacionamento, pois quando não se tem um Smart e vem para zonas de ruas estreitas e íngremes é sempre complicado. Mas tentem na Praça, na rua de S.Bento e noutras ruas próximas que mais cedo ou mais tarde conseguem. Depois de estacionarmos, começámos o périplo pelos restaurantes, tendo levado tampa no primeiro que tentámos (Charcutaria francesa - o senhor que está à porta para receber os comensais deu-nos logo um cartão para na próxima vez reservar) e quando estávamos a pensar tentar o Flôr de Sal reparámos no restaurante que fica por cima deste, o Porco Preto. Vimos a ementa, o espaço parecia interessante e existiam umas quantas mesas vagas. Decidimos tentar.......tocámos à campainha.......vieram atender........perguntámos se havia mesa.....disseram que sim.......e entrámos!

Conseguimos uma mesa à janela, o que permitia ter uma vista quer para a praça quer para o interior do restaurante (na verdade ficámos na mesa de onde foi tirada a foto que vos mostro :-). O restaurante tem um ambiente calmo, quase lounge (não fossem os presuntos pendurados na parede), com paredes em cinza metálico e mesas de madeira com cadeiras de verga.

Na ementa, o artista principal é, pasmem-se, o porco preto! Mas existe a possibilidade de trocarem o porco por pato, frango ou novilho. Sim, é um restaurante de carnucha, por isso vós que sois vegetarianos ou peixianos é melhor esquecerem este restaurante. A nossa escolha recaiu sobre plumas de porco preto com mel, mostarda e vinagre balsâmico e peito de pato com mel e vinagre balsâmico. Enquanto esperávamos, fomos comendo o pão (muito bom) com a manteiga ou o queijo gratinado e doce de ginja que compunham o covert.

A comida estava muito boa! As plumas estavam excelentes, levemente caramelizadas e a desfazerem-se na boca, acompanhadas por batata frita melhor que a do h3 e puré de castanha . O peito de pato disseram-me que estava igualmente muito bom.

Para sobremesa, comemos crumble de maçã com natas batidas e semi-frio de ananás com creme de limão. Estavam boas mas nada de surpreendente.

Últimas adendas.... o atendimento é simpático e atencioso, a comida estava muito boa mas, apesar de valer a pena, a conta é um pouco para o pesada (24€ pp). Recomendo mas preparem a carteira.

até breve

Localização
Rua Marcos Portugal 5 - Praça das Flores
1200-256 Lisboa
Tel.213964895
Parking: Estacionamento da Assembleia da República, gratuito a partir das 19:00.
Horário: 12:30 às 15:00 e das 20:00 às 00:00.
Encerramento: Sábados (Almoços), Domingos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco