2780 Taberna



A ida ao 2780 Taberna é um clássico exemplo de como o alinhamento astrológico tem grande impacto nas nossas vidas....... Numa tarde perfeitamente anónima, e depois de algum browsing mental e iphoniano, para desencantar opções de restaurantes onde ir jantar, surgiu a ideia de telefonar para este restaurante para saber se ainda tinham mesa e (milagre!) não é que tinham!?!?

Como podem perceber, um factor importante para poderem ir jantar a este restaurante é sorte (ou uma reserva muito atempada). Enquanto esperávamos que a comida começasse a fluir surgiu um casal, que tal como nós no passado, se aventurou nas entranhas de Oeiras para vir jantar à Taberna, sem primeiro reservar (só há 30 lugares). Pobrezitos, levaram um sorriso benevolente de quem atende, um cartão do restaurante com o telefone para ligarem antes de se deslocarem e aquela palmadinha no ombro de quem diz, reservem se querem cá comer :-)

Mas continuando, com a sorte do nosso lado, lá fomos nós até Oeiras, subimos o Everest e perdemo-nos pelas ruas dos Himalaias, desculpem, Oeiras mas, graças às novas tecnologias, conseguimos encontrar o simpático restaurante mais rapidamente do que em outras tentativas (nada como um telefone com Google Maps). O estacionamento não é difícil, pelo menos ao jantar.

É uma tasca? É um snack-bar? É uma cervejaria? É o Super-Homem? Não, nada disso. É um restaurante pequeno com um ambiente moderno mas acolhedor, onde toda a ementa e bebidas estão escritas na ardósia que cobre uma das paredes. Na parede oposta à da ardósia, encontra-se outro elemento decorativo muito engraçado, várias filas de garrafas de groselha iluminadas que parecem suspensas no éter.
E o que serve? Cozinha experimental, por um preço relativamente acessível, num ambiente descontraído e que apela a uma boa conversa entre pares.

Assim, depois de chegar e sentar, é preciso recostar e tentar descobrir, através da parede ardósia, o que a Taberna tem reservado para nós. O conteúdo da ementa do dia pode estar disponível no blog do restaurante, mas também pode não estar, por isso a ida a este restaurante é um acto de fé (de que os pratos com que nos vão presentear são do nosso agrado). Isto porque só é possível escolher a bebida e a sobremesa, os pratos que compõem o menu de degustação estão definidos pelo chef e, como estava escrito na t-shirt de quem nos atendeu, é comer e calar. No entanto, o menu pode ser alterado a qualquer hora ao sabor da criatividade do chef.

E o que comemos nós? Gaspacho de melancia e morangos (líquido estranho mas, para quem gosta de melancia, não era mau de todo), Figos com presunto e queijo da ilha em brioche (muito boa a ligação salgado do presunto com o doce do figo), Atum com compota tomate e pistachio, Triologia de choco (a colherzinha de arroz que acompanhava o choco estava excelente), e Lombinho de porco, brás de enchidos e crumble de ameixa (excelente!). Atenção! Não se deixem enganar pelo número de pratos, porque apesar de serem cinco a comida que cada um deles contém é algo simbólica (o saciamento vem do acumular dos cinco pratos :-)

É de salientar que, antes do primeiro prato chegar, as hostilidades foram iniciadas com um cesto de pão quentinho e três patê’s diferentes (atum, queijo e enchidos) que caíram do céu tal era a fominha. Em termos de bebidas, existem vinhos e mais vinhos que tanto podem vir a copo como em garrafa.

Todo este processo demora o seu tempo, permitindo apreciar a comida e uma boa conversa, não existindo nenhum pressing para acabar de jantar para dar lugar a outro. É neste ponto que a 2780 Taberna e Taberna Ideal se encontram, o tempo is on your side.

Sobremesas……. Viva o Eusébio!!! O bolo de chocolate “Eusébio” com bola de gelado com Peta Zetas estava no ponto. O crumble de Nectarina não estava mau mas….. tinha falta de crumble :-(

Depois de um Nespresso, veio a dolorosa…. E se doeu (27€pp)!!!! E valeu a pena? Sem dúvida. É diferente, com comida bem confeccionada e onde a apresentação é tida em conta. Não é um restaurante para ir com frequência (apenas devido ao custo) mas num dia especial é sempre uma excelente possibilidade. Experimentem!

Localização
Avenida Carlos Silva 9C
2780-354 Oeiras
Telef.210998700
Encerramento: Domingos, Segundas
Blog: http://2780taberna.blogspot.com/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco