Café Buenos Aires

Para chegar ao Café Buenos Aires existe de hard way e the easy way.
A forma mais exigente fisicamente (aka hard way) de chegar a este restaurante é, como não podia deixar de ser, a mais colorida. Uma vez que envolve subir as resmas de degraus que constituem as  escadinhas do Duque (na verdade calçada) como também cumprimentar os vários senhores com uma ementa aberta, a tentar aliciar-nos a entrar no restaurante a que pertencem (qual Portas de Santo Antão ou a extinta Feira Popular), e contornar verdadeiros palanques periclitantes onde sentar para comer parece ser mais um desporto radical (queda livre comes to mind) que um pacífico momento de lazer. A forma mais fácil (para gente cansada ou mulheres com sapatinho catita), consiste em descer a calçada do Carmo até chegar à rua do Duque e depois fazer esta última até ao fim, o restaurante fica na esquina.

Como já brilhantemente concluíram, o Café Buenos Aires fica entre o Largo do Carmo e as traseiras da estação de comboios do Rossio. Em caso de dúvida, perguntem a um qualquer turista que ande por esta zona pois eles parecem dar com o local como as abelhas dão com o pólen.

Uma vez chegando à porta do Café Buenos Aires percebe-se de imediato que o nome escolhido não poderia ter sido melhor. O interior do restaurante emana inegavelmente um calor sul americano, quer através da cor das paredes, das fotos, posters e outros artigos pendurados, quer através do mobiliário de madeira (algum com formas bem engraçadas).

A sala em si promove calor, mais concretamente calor humano (e julgo que em dias de Verão deverá ter um ambiente verdadeiramente caliente) pois as mesas encontram-se encavalitadas umas nas outras, fazendo com que uma simples ida à casa de banho envolva todo um número de gincana digna de um episódio dos Jogos sem Fronteiras (ou para os mais novos, um Salve-se Quem Puder ou TGV). Mesas a mais ou espaço a menos, you choose.


E quem ficar nas mesas junto ao corredor de passagem, sentirá sempre um certo vento provocado pela deslocação dos empregados, mas há que encarar estes pormenores com a descontracção que o ambiente pede e usufruir do mais importante, a comida.

A comida envolve todo um mundo de interacção com quem nos atende, uma vez  que só os nomes dos ingredientes que compõem os pratos não chega para se perceber o resultado final. A proximidade entre as mesas (e da cozinha) também ajuda na escolha do prato principal pois dá para vermos o que outros estão a comer, e saber se nos parece bem, ou dá para apontar desenvergonhadamente para o prato alheio e dizer a quem nos atende "o que é aquilo?" ou "quero um igual" :-)

Nesta primeira visita, escolhemos um prato que não era difícil de perceber (1/2 bife argentino) e outro algo diferente (milaneza de mozarela - rectângulos de mozarela panados) que vimos na mesa ao nosso lado e nos pareceu muito bem. E se bem pareceu melhor o soube!! A mozarela estava óptima e o bife fantástico (1/2 bife argentino faz um bife normal português por isso atrevam-se a pedir um bife inteiro apenas se tiverem mesmo muita fome...). As batatas fritas e as saladas que acompanharam estavam igualmente muito boas.

Para uma próxima visita, ficam sem dúvida as saladas e as entradas pois pareceram muuuuuuuuuuuito promissoras mas a carteira e o estômago não dão para tudo.

A sobremesa...............bem não sei como explicar..... não sei se conhecem um conceito gastronómico muito tuga chamado "roupa velha"? Não? Então perguntem aos vossos pais ou avós pois devem saber. A sobremesa era uma amálgama de várias sobremesas (bolo de chocolate, gelado, suspiros partidos, frutos vermelhos, chantilly) tendo como resultado um verdadeiro vulcão calórico e maravilhosamente delicioso (então se o gelado não tivesse já um bocadinho de gelo, teria sido perfeito) que dá para duas pessoas muito glutonas ou três pessoas "normais".

A conta não foi nada de arrepiar cabelo, cerca de 18€ pp, que para a quantidade e qualidade de comida ingerida pareceu-me mais que justo.

Para o fim deixo um conselho (caso não tenham ainda percebido pela descrição inicial): a reserva de mesa é mesmo obrigatória, não é eufemismo. E já agora, o restaurante não tem multibanco por isso é melhor precaverem-se de notinhas pois a polícia é já ali ao lado :-)

La QUEIXA........o atendimento não é brilhante, parecendo não conseguir dar conta do movimento do restaurante (a sala é pequena mas existe uma esplanada em frente, que pertence ao restaurante - sinceramente metade da experiência do restaurante é a sala e o seu ambiente latino, na esplanada é apenas mais um igual a tantos outros). Mas o pior do atendimento foi levarem o dinheiro para pagar a conta e assumirem que o dinheiro que sobrava era gorjeta!!!! Não se faz. É suposto trazerem o troco (nem que seja 5 cêntimos) e somos nós que optamos deixar (ou não) gorjeta. Espero que tenha sido apenas uma distracção. O resultado foi terem que trazer o troco e não ficarem nem com 1 cêntimo de groja.

Localização
Calçada Escadinhas do Duque 31 B
1200-155 Lisboa
Distrito: Lisboa
Tlf: 213420739
Encerramento: Domingos
Horário: 2a a Sáb. das 18h00 à 01h00

Comentários

Sebastião disse…
e como o prometido é devido, voltámos ao Café Buenos Aires! O resultado voltou a ser muito positivo, especialmente porque o atendimento foi mais eficiente, não nos ficaram com o troco e a comida estava no seu melhor! A salada boyard é daquelas coisas que deixa uma pessoa a olhar (nem que seja porque o "prato" vem numa taça de barro gigante, onde cabia caldo verde para quatro) com uma certa inveja de não ter tido a ideia primeiro: alface, tomate, batatas fritas às rodelas, queijo azul, beringela grelhada (ou presunto) e um ovo a cavalo em cima. Experimentámos as duas versões e estavam excelentes!
O vulcão desta vez não estava tão imponente mas o gelado não tinha gelo (não se pode ter tudo).
Sof disse…
Olá

Fui ao café Buenos Aires e adorei, o ambiente, a comida, de facto 1/2 bife é suficiente para uma pessoa.
Aconselho o bolo de chocolate, é optimo, parece uma tarte com mousse densa no seu interior, acompanhado com uma porção de caramelo...muito bom!
O atendimento é algo lento, mas ninguém deve ir para lá com pressa, deve sim absorver o ambiente.
Obrigada pela recomendação.
Anónimo disse…
Muito bom mesmo!!!Eu experimentei uma sobremesa (k da para dois) morangos, suspiros e natas divinal...o ambiente espectacular...reserva obrigatoria ou já uma segunda opção na manga!!!

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco