Restaurante Tanite


Quem me conhece, e os que não conhecem ficam a saber, eu adooooooooooooooooro francesinhas, de todas as formas e feitios. É muito raro ir ao Porto e não provar tal iguaria da culinária portuguesa. Mas porque é que será que tenho de fazer 300 km ou 3 horas (e o molho, não se deixem enganar que a CP não tem horários, tem publicidade enganosa) de comboio, para comer uma francesinha? Não haverá casas em Lisboa que façam francesinhas tão boas, como no Porto? Mesmo antes da reportagem na Time Out pus-me em busca da Francesinha em Lisboa, e já experimentei dois restaurantes, este apesar de ter sido o último a ser experimentado, teve direito a ser o primeiro post.

Depois de ler elogios no Roteiro das Francesinhas (blog sobre restaurantes com francesinhas em Lisboa) e na Time Out sobre este restaurante e a qualidade das francesinhas, tinha de o experimentar. Mas como só está aberto à hora de almoço, demorou algum tempo até que a oportunidade se apresentasse.

O restaurante/pastelaria tem uma decoração anos 70/80, sendo um pouco a dar para a tasca. Mas se a qualidade da comida for boa, a decoração da casa é irrelevante. O problema foi esse mesmo, depois de tão rasgados elogios, a francesinha deixou muito a desejar.

O aspecto é realmente bom e o tamanho generoso, mas apresentava duas grandes falhas numa francesinha, estava apenas morninha e não tinha uma pinga de picante.

O que é isto? Uma francesinha sem picante é o mesmo que sei lá, uma francesinha sem picante. Que existam restaurantes que façam molho para as pessoas que não gostam de picante, tudo bem, mas uma francesinha tem de ter picante, se não, não é uma francesinha. 

Fiquei muito decepcionada, e no final 9 euros por pessoa. Teria achado o preço mais aceitável se tivesse gostado da francesinha.

Tanite
Largo das Fontaínhas, 15 - Alcântara, Lisboa

________________________________________________________________________
Sebastião acrescenta....

Partilho da paixão assolapada da sininho por francesinhas (e sim, ir ao Porto e não comer francesinhas é algo que me deixa triste e irritado mas acontece). 
Realmente com as críticas tão positivas que teve esta francesinha estava à espera de melhor, muito melhor. Sem picante (acrescentar depois de chegar à mesa não é uma opção, tem de vir de origem), molho pouco espesso e pouca variedade de carnes. Gosto quando torram o pão antes de fazerem a francesinha, assim o pão não se torna em açorda tão facilmente, o que não aconteceu no Tanite. Não foi mau mas realmente não deixou saudades. 
Melhor que a da Cascata mas inferior à de outra casa de francesinhas lisboeta cujo post vai surgir dentro em breve :-)

Comentários

Anónimo disse…
Queres uma francesinha boa e picante? Vai à pastelaria restaurante São Marcos na Rua da Beneficiência. Penso que já faz parte do Rêgo esta parte.
Seja como for fica ao lado do Tribunal Central Administrativo.
É picante e deliciosa. Aconselho atentamente!
sininho disse…
Muito obrigada! Assim que puder irei lá.
Anónimo disse…
Andava à procura de informações sobre o Tanite que já tinha ouvido falar e gostei da tua análise. ;)

Como tal, estando actualmente a trabalhar em Lisboa já há algum tempo, mas sendo natural de Vila Nova de Gaia, não poderia deixar de te sugerir a que para mim é a melhor francesinha que já comi, e já comi mesmo muitas em diversos locais.

Para mim a melhor é no café Hamburgo em Vilar do Paraiso(Vila Nova de Gaia), o café está sempre à pinha e não tem multibanco, mas a francesinha é espectacular! Quando puderes e fores lá acima vai experimentar que não te arrependes de certeza. Se gostares do ovo em cima da francesinha como é o meu caso tens de pedir francesinha especial, se pedires só francesinha vem sem o ovo. ;)
sininho disse…
E para onde vou este fim-de-semana? Porto! Se puder passo por lá!

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco