Churrasqueira Rocha, Mealhada

 

Finalmente voltei à Bairrada! Depois de anos a fio, a percorrer a A1 para partilhar as tradições da Páscoa em Caminha (nem sempre foi A1...ainda sou do tempo de se fazer parte do percurso na EN1...meu Deus! como era possível!), e parar obrigatoriamente na Mealhada para almoçar um belo leitão....este tempo de abstinência foi doloroso!! Durante estes anos todos, vários foram os restaurantes que experimentámos por diversas razões: o nosso já estava cheio, vamos ao do lado; uma nova recomendação; o nosso começou a esticar-se na conta, vamos experimentar outro; etc, etc... Experimentámos vários, uns mais conhecidos, outros menos. Vou optar por não enunciar os que ficaram para trás!

De há uns anos a esta parte, e por recomendação de amigos do meu pai que habitam na região, começámos a frequentar a Churrasqueira Rocha. Aparentemente igual a tantos outros (e aqui começa a dificuldade em escolher...eles são aparentemente iguais) mas, segundo parecia, com um leitão mais bem confeccionado e uns preços mais simpáticos. Fomos, comemos, e ficámos fãs....de tudo! E por isso este é o nosso restaurante na Mealhada p'ra aí há uns 13 anos. Já o recomendámos a vários amigos e todos gostaram muito!

Neste meu recente city break no Porto, planeei antecipadamente a viagem para que na vinda a passagem na Mealhada calhasse mesmo por volta das 12-13h... coincidência?! Nãaaao.... já alguém louro e magro dizia que "não há coincidências"....

Entretanto deparei-me com um restaurante totalmente renovado... antigamente tinha um ar 80's...agora tem um ar giro, do séc. XXI (condutas de ar condicionado à vista, mas giras...). A simpatia e eficiência no atendimento mantêm-se, a gestão da mesas também é muito eficaz. Sim, este pormenor é fundamental! Só para terem uma ideia: quarta-feira, dia inocente, almoço, e mesmo assim fizeram duas voltas nas mesas, e olhem que aquilo é grande... O leitão continua definitivamente na moda! E como tudo o que está na moda....está caro! É verdade...não sei se foi por ser eu a pagar, mas achei um bocadinho cara a dose de leitão (dantes, eu não pagava...haviam o pai e a mãe...agora já sou eu que estou nesse papel).

Passo a explicar: uma dose de leitão, que consiste em 3 pedaços, custa a módica quantia de 9 euros...sem guarnições, que são pagas à parte! Ou seja, duas pessoas têm de pedir duas doses...três pessoas pode ser que se orientem com as mesmas duas! Relativamente às guarnições, fiquei sem perceber muito bem como são cobradas...pela leitura da ementa pareceu-me que eram 2€/pp/guarnição. Nós pedimos batatas e salada, e só nos cobraram 4 € (pode ter sido porque a dona do restaurante achou muita graça ao P. e à S., e foi ela que fez a nossa conta...).



No que verdadeiramente interessa.... sim, o leitão continua óptimo! o pão fantástico! as batatas fritas do melhor! A pele muito crocante, muito estaladiça, a carne tão macia!

A gama de sobremesas para completar esta bela refeição é vasta, todas confeccionadas no restaurante. Além de fruta e um Pingu (kids..!), escolhemos tarte de natas. Estava muito boa, mas para meu desgosto vinha com doce de ovos, que não é muito do meu agrado (mas isso é só um problema meu!).

Para quem gosta, o vinho da região parece que é um excelente complemento para este repasto. Nós, pois que não opinamos sobre isso...

No meio disto tudo, e depois de eu ter dito que a dose de leitão era cara, a conta não ficou excessiva - 32 euros (2+1/2, que a S. ainda não consome destas iguarias). E porquê? Porque as sobremesas não são caras (cerca de 2 euros), as bebidas e o pão também não, as guarnições já expliquei...e acho que se equilibrou tudo! Mas juro, que quando vi o preço e a composição da dose, pensei que se calhar ia comer uma lagosta e não leitão! :)

Recomendo vivamente este restaurante!
 
Localização
Travessa da Churrasqueira
Fonte Nova - Mealhada
ou seja, N234 (Mealhada em direcção ao Luso)
Tel.: 231 202 357
Encerra às Terças.
Tem parque de estacionamento próprio.

Comentários

Pedro Paiva disse…
Sendo da Mealhada, perguntam-me frequentemente quais os melhores sítios para comer leitão. A churrasqueira Rocha é dos que recomendo com frequência. E não só recomendo, mas é um dos restaurantes que está no topo, sempre que existem jantares com amigos por esta zona. Pelo que escreveu, já sabe que está bem servida. Apenas reforço que tenho sido sempre bem servido, nessa casa.
Loira disse…
Pertencendo eu à Confraria do Leitão à Bairrada, o que lhe posso dizer é que a Churrasqueira Rocha é óptima...para turistas :)
Leitão à Bairrada é no -mais que conhecido e reconhecido- Vidal em Aguada de Cima (na EN1 uns 10 Km para Norte).
Loira disse…
Não resisto a deixar-lhe esta indicação:

http://www.lifecooler.com/Portugal/restaurantes/RestauranteCasaVidal

:)
Loira disse…
Ops! O link não estava completo...

http://www.lifecooler.com/Portugal/restaurantes/RestauranteCasaVidal
Obrigada pela dica! Será certamente tida em conta na próxima visita à Bairrada! Gostamos sempre de dicas para sítios novos. :)
Anónimo disse…
São 2 Euros por pessoa e não por guarnição, estive lá ontem!Obrigada, mais uma vez, pela dica.
Sofia
Susana disse…
Ao Restaurante Vidal já fui e fiquei cliente :)
A paragem é sempre lá. Recomendo.

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco