Fábulas, Chiado

 

É sempre um momento curioso quando alguém nos fala de um restaurante, café ou loja cuja existência desconhecemos por completo apesar de ficar numa zona que julgamos conhecer como a palma da nossa mão. Mas há que encarar estes momentos não como uma facada no ego (por afinal não conhecermos assim tão bem a zona como pensamos...) mas como uma benvinda adição ao repertório!



Foi o que me aconteceu com o Fábulas. Longe de mim imaginar que em pleno coração do Chiado, existisse um espaço labiríntico cujo ambiente (e decoração) está algures entre as masmorras de um qualquer castelo medieval e o conforto da sala de estar do Bilbo Baggins :-) Mas assim é o Fábulas, com as suas várias salas (que parecem não se esgotar) com recantos para todos os gostos. Desde poltronas e sofás confortáveis (que nos fazem sentir em casa), a mesas redondas, quadradas ou ovais com cadeiras estofadas a fazer lembrar as casas dos nossos avós, até às intrigantes (mas algo românticas) mesas com máquinas de costura antigas. As suas abóbadas e paredes descarnadas, contribuem para o espírito algo gótico-medieval do espaço.

Existem duas entradas: uma pelo número 14 da Calçada de São Francisco (escadas que ligam a Rua Ivens à Rua Nova do Almada.... porta ao lado do overrated Amo-te :) e a outra pela Rua Garrett (no canto do pátio que dá acesso à pizzaria Mezzogiorno e Taberna do Chiado).

O Fábulas é um espaço que tenta (e consegue) ser multifacetado: café, restaurante, cyber café, galeria de arte e esplanada. Devido a ser tão amplo pode-se estar confortavelmente sentado nos sofás sem ouvir a conversa do vizinho do lado, folhear livros e revistas, levar o portátil e navegar na internet, jantar ou lanchar.

Das vezes que por lá passei, já experimentei chás quentes e frios, tostas e sobremesas só ficando a faltar almoçar e/ou jantar, nevertheless está na minha to do list :-) Tudo o que consumi (assim como as pessoas que me acompanharam) estava excelente mas não posso deixar de evidenciar o fantástico bolo de chocolate do Fábulas ("Paradiso perduto")! Quando perguntei se alguém queria partilhar uma fatia, todos disseram que não estavam com vontade mas que se eu quisesse me faziam o favor.... quando o prato veio para a mesa.... bem! olhos brilharam e saliva formou-se! todos abocanharam um bocado do bolo!

O atendimento é rápido e muito simpático. Os preço são os normais para o tipo de estabelecimento comercial (um bocadinho caro mas nada que não se aguente). Aconselho vivamente como local de encontro, reencontro e desencontro :-)

E não resisto a uma farpazinha..... o nome.... Fábulas... pareceu-me estranhamente desadequado mas que isso não impeça de irem :-) E agradeço à pipinha das meias altas que apesar de residir à meia dúzia de dias em Lisboa já conhece mais do que eu :-)
 
Localização
Calçada Nova de São Francisco 14
1200-300 Lisboa

Horário: 2ª a 4ª - 10H às 00H | 5ª a Sábado - 10H às 01H | Domingo - 10H às 20H

Reservas: Excluem reservas para o próprio dia e número inferior a 6 pessoas. Se pretenderem reservar de 6 a 15 pessoas liguem para 216018472. Se pretenderem reservar acima de 15 pessoas enviar e-mail para reservas.fabulas@gmail.com

Fotos retiradas do site ou facebook do fábulas.

Comentários

Papoila disse…
=) então, há que espreitar o meu blog. Há por lá alguns cantinhos perdido. Talvez que não sejam conhecidos por estes lados.

Obrigada pelas partilhas.

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco