Restaurante Grande Palácio, Arroios

   
   




  
Em dias de crise, é nos restaurantes chineses e italianos que podemos encontrar refúgio para comer a preços de amigo, isto se quisermos evitar as sempre presentes tascas da vida de um homem que não é médico, mas não foi por esta razão que fomos parar, na véspera de Ano Novo, ao restaurante chinês Grande Palácio Hong Kong, em Arroios. Bem... verdade, verdadinha.... o custo também entrou na equação mas as duas razões principais foram......

........................a curiosidade....a minha grande amiga Nora Roberts já tanto me tinha falado deste restaurante chinês, que não é bem chinês mas sim cantonês, e dos seus benditos Dim Sum que, aproveitando a sua companhia e vast expertise na gastronomia chinesa (e não só), achei que era um óptimo local para jantarmos
 
.......................não ser fim de ano para os chineses...... são raros os dias em que se vê um estabelecimento chinês fechado e a "nossa" passagem de ano não é excepção, assim não tivemos que nos preocupar muito em arranjar um local para jantar :-)


A primeira coisa peculiar em relação a este restaurante é a quantidade de chineses que vemos sentados nas mesas a comer (sim leram bem, a comer), tantos ou mais do que caras pálidas como nós. Houve mesmo um momento, no fim do jantar, que começaram a sair tantos chineses da cave que pensei que por baixo de nós existia uma estação onde parava o comboio Pequim-Lisboa :-)

O restaurante tem o aspecto que todos os restaurantes chineses em que já entrei possuem mas quando nos entregam o menu surge nova diferença.... poucos são os pratos que reconheci (Família feliz nem vê-la!). Resmas e paletes de Dim Sum para todos os gostos e paladares, para além de um arraial de outros pratos do qual nunca tinha suspeitado existirem. Nesta etapa dá-se verdadeiro valor a uma companhia já com experiência na área.





Nesta fase da vossa vida podem (e devem) fazer uma opção, ou se encharcam em Dim Sumices e afins (o que aconselho aquando de uma primeira abordagem ao restaurante) ou pedem pratos a sério e então escolhem poucos Dim Dum (2/3). Naturalmente que vai depender do número de pessoas envolvidas, mas fiquem alerta que as lesmas (vulgo Dim Sum :-) parecem pequenas e poucas mas enchem e muito! Não deixem de provar o pão chinês com porco doce, tem algo de marshmallow mas ao mesmo tempo... estranho mas bom :-)

Para além de Sum's também comemos Galinha com feijão preto (nem se dá conta que o feijão lá anda e é picante q.b.) e beringela com gambas (as gambas estão no interior dos bocados de beringela, muito bom!). Obviamente que pedimos entradas demais (daí os meus conselhos ;-), lutámos para não deixar os pratos principais a meio das travessas e não conseguimos chegar às sobremesas. Mas lá voltarei para me vingar (não é vingança do chinês mas do poltuguês!! bem piol!!)

Com cafés e bebidas, um manjar que daria para três pessoas ficou por 15€ pp. Um último conselho... reservem! Não imagino como deva ser falar ao telefone com quem faz as reservas mas aquilo está sempre cheio. Há quem diga que chega a existir fila de espera rua a baixo :-)

Localização
Rua Pascoal de Melo, 8A
1170-294 - Lisboa
Tlf. 218123349
 

Comentários

Também lá estive no dia 9 de Janeiro deste ano.Achei diferente dos outros chineses mas efectvamente comi bem mas mais caro que a maioria dos restaurantes chineses médios.
jp diniz disse…
acho que este é o melhor chinês em Lisboa, e só faço um reparo ao texto. O feijão preto referido é feijão de soja e trata-se de tempero e não acompanhamento por isso é escasso.

Bom e útil blog
Ana Diniz disse…
Sem dúvida para quem viveu em Macau na sua infância é um regresso aquele pedacinho do Mundo!
E sim....os pãezinhos com porco doce são ÓPTIMOS!

Parabéns pelo blog, é uma delícia!
Anónimo disse…
A comida é muito boa sem duvida.o pato à cantonesa é bem suculento...adorei a nova experiencia dos dim sum...acho que para a proxima fico só por eles..um pouco barulhento...mas nada de especial, e não houve tempo de espera de mesa ao jantar.Acho que já abriram uma segunda casa que não sei a morada, tenho de ver no cartão ;(.

Obrigado pelas deliciosas sugestões...continuem que eu sigo ;).

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco