Confeitaria LX, Avenida Roma










E assim de súbito, sem aviso prévio, sem um sinal de alarme ou o tocar de um carrilhão surge mais uma padaria. Chamem estas novas padarias de modernas, contemporâneas, avantgarde, grunge, punk-rock ou renascentistas, no fundo tanto faz, o engraçado é que são cada vez mais e isso é bom.

Não quero com isto dizer que os cafés deviam virar todos padarias, não senhor!, apenas é bom ter um local diferente onde ir uma vez ou outra para variar. Existirá sempre espaço (e clientes) para os cafés a que estamos habituados, com os seus balcões frigoríficos envidraçados, as lâmpadas fluorescentes intensas, as lâmpadas UV para matar as moscas e os empregados de camisa branca que vêm perguntar o que queremos comer, fazendo variar os seus modos entre o tom simpático e brincalhão (especialmente se já somos clientes habituais) e a cara fechada e tom seco de quem não tem tempo a perder (e ai de quem tenha dúvidas sobre o que pretende).
 
A ConfeitariaLx (ConLx) está dentro desta nova leva de cafés a que chamamos padarias, ficando localizada em plena Avenida de Roma no lugar anteriormente ocupado, se a memória não me atraiçoa, por uma dependência do Millennium BCP. Para quem conheça melhor a zona, a ConLx fica quase em frente a uma casa cujo nome não precisa de apresentações, o Frutalmeidas (concorrência!), e no seguimento do Centro Comercial Roma e Florista Roma.


O espaço está decorado de uma forma que convida a entrar e estar, comer e conversar, ficar e saborear, afastando o sentimento de que depois de se ter acabado de comer está na altura de ir embora (exceto na hora de almoço.... aí é comer e dar a lugar ao próximo, pois somos muitos a querer almoçar, por isso sejam simpáticos e não façam sala). A ConLx tem uma esplanada mesmo à frente da porta, em plena calçada da Avenida de Roma, e no interior tem duas salas separadas pelo balcão e uns quantos degraus.

O atendimento é rápido e expedito a responder a todas as questões que nos surgem..."O que é aquilo?" "Tem o quê lá dentro?" "Pode torrar ou prensar?" "Pode cortar o pão numa diagonal perfeita de 45º?"...que tendo em vista a oferta são muitas as perguntas. Já lanchei, almocei e levei para casa.... bem, o objectivo era levar para casa mas, pelo caminho, fui dando bicadas, bicadas, bicadas, bicadas que no fim fiquei sem nada (muito antes de chegar a casa).

Os croissants são excelentes, o pão é excelente, os sconnes são excelentes, a comida de prato foi excelente (comi hambúrguer com batatas fritas mas posso atestar que o outro prato do dia também tinha excelente aspeto...escalopes de perú com ameixa). Até os pastéis de nata são excelentes.... de comer e não dar a ninguém, nem uma dentadinha.

Eu sei que me hão-de desiludir em alguma coisa, para já ainda não tive razão de queixa. Mas ainda existe muito mundo para comer, portanto deixemos em aberto a possibilidade de desilusão...


Vou agora constatar o óbvio. A variedade da oferta é como uma ELISA competitiva... inversamente proporcional. Ou seja, quanto mais tarde forem menos variedade têm... e acreditem que a redução é drástica... as vezes que fui lá lanchar, sempre ao fim da tarde, tinha algumas coisas mas as opções eram limitadas ao stock existente... agora quando fui à hora de almoço...abriu-se um novo mundo... qual Cristóvão Colombo a descobrir novas terras!

Por último, mas importante também, a ConLx fica na Avenida de Roma por isso estacionar é algo que exige uma chávena de paciência, uma pitada de sorte e mexer rua acima, avenida abaixo. Não há bela sem senão.

Aconselho vivamente e bons lanches!


Confeitaria LX

Av. Roma nº 46 B
1700-348 Lisboa
21 840 06 60
Horário: 8h30 - 20h00
Encerrado ao Domingo



Comentários

sininho disse…
"ELISA competitiva... inversamente proporcional" QUÉ? ó sebastiao, esta deixou-me de boca aberta e baralhada... pelos vistos já saí do mundo laboratorial há muito tempo... excelente post.
O número de telefone da confeitaria lisboa não está correto. O número correto é o 21 840 06 60.

Obrigado
Sebastião disse…
Boa tarde,

Informação corrigida! Obrigado.

Cumps

Mensagens populares deste blogue

Mundet Factory, Seixal

Pastelices, Seixal

Alô! Alô!