Cantinho do Avillez, Lisboa

 
 
Sabe-se lá porquê, mas ambos os três somos pessoas com vidas muito ocupadas e preenchidas... o que levou a que o jantar de Natal do 12h30 tivesse de ser adiado para Janeiro! O local já tinha sido escolhido fazia tempo: o Cantinho do Avillez. Estivémos indecisos entre o Cantinho e o Honra (eu queria este, mas estava sozinha nesta luta, e portanto Cantinho it is!) Como escolhemos um restaurante assim deste género, o jantar teve de ser marcado para depois do dia 21... vá-se lá saber também porquê!!! :) :)

Mas calhou que não houvesse apenas um motivo para celebrar! Afinal havia outro! É verdade... posso aqui anunciar, em primeira mão, que o 12h30 sofreu um pequeno revés! Passo a explicar: os autores deste blog, para quem ainda não se deu conta, trabalhavam todos no mesmo local e almoçavam sempre à mesma hora (ou seja, 12h30, mais coisa menos coisa), e, num belo dia de Maio, surgiu então a tal ideia brilhante, mas não original, de fazer um blog com os nossos bitaites sobre os sítios onde pousamos. O pequeno revés foi que um dos contribuidores do blog ter navegado para outras paragens, e agora, meu Deus, sabe-se lá a que horas a rapariga almoça! Mas não nos vamos prender a ideias feitas, 12h30, 13h00, 13h30, who cares?! O que importa mesmo é almoçar! :)

É verdade! Sininho deixou-nos abandonados, a mim e ao Sebastião a almoçar sozinhos, e vai de se mudar para um sítio à beira-mar (olha, olha, finória!). E nós enfim, aqui continuamos, bem longe do mar... e agora ao almoço somos só os dois (mas, tudo bem, Sebastião, 'tá descansado, que a malta dá-se bem!), e já ninguém fala comigo de sapatos e roupas, e blogs fashion, e cenas assim importantes da vida de uma mulher! :) Fazes falta, Sininho, fazes falta! :) Por isso, o outro motivo de celebração era o tão desejado bater de asas desta fada, tão ansiado e tão sofrido! Mas que se concretizou finalmente! :)

Ora, agora aquilo que realmente vos interessa, o Cantinho! Pois, já é sabido que eu sou fã do chef Avillez. Já o tinha mencionado previamente no post da PizZAria. E portanto tinha grande curiosidade em conhecer este Cantinho. À semelhança da pizaria, este é também um restaurante pequeno (e por isso é importante reservar), com uma decoração simples, num misto de despretensiosa mas cuidada! Tem, quanto a mim, um pequeno defeito: um bocadinho de luz a menos! Era só mais um bocadinho de luminosidade e estava bem! É que havia alguma dificuldade a ler a ementa... (meu Deus, dei-me agora conta ao escrever isto... será um sinal do avançar da idade?!).




Como havia tanta coisa a celebrar, pois que vai de pedir entradas e entrar num estado de loucura consumista! 

O couvert:


Aqui informo já que os cestinhos de pão estão sempre a ser repostos, mas não se paga mais por isso (o couvert já custa 2,85 €/pp). Confesso que essa foi uma das nossas preocupações ao longo do jantar... :)

As entradas: "Farinheira com crosta de broa e coentros" e "Queijo Nisa no forno com presunto e mel de rosmaninho" - tudo bom, muito bom! :) 



Os pratos principais: "Lascas de bacalhau, migas soltas, ovo BT e azeitonas explosivas" (Joana), "Tagine de cordeiro, couscous de legumes e molho de iogurte" (Sininho), "Banh mi de leitão de Negrais com sabores asiáticos em bolo do caco" (Sebastião) e "Vieiras na frigideira com tomate, espargos verdes e batata doce de Aljezur" (B.).







Juro que gostava de pôr as vieiras na horizontal,
mas não consigo...



Todos adoraram as suas comidinhas, menos eu... é verdade! Foi uma verdadeira desilusão para mim. Nem sei bem explicar porquê, mas não gostei mesmo nada do meu prato! Tudo muito solto, pouco cozinhado, sabor blhec, enfim! Devia ter ido para o risotto de cogumelos, mas na última decidi-me por esta e não correu bem! Mas todos os outros disseram maravilhas dos seus pratos (o B. então vinha encantado com as vieiras! Com um bocadinho de fome, mas encantado).

E nas sobremesas aventurámo-nos em: "Bolo de chocolate à Cantinho com gelado de morango" (B. e Sebastião), "leite creme de laranja e baunilha" (Sininho) e "Cheesecake enfrascado com framboesas e manjericão" (Joana). Aqui correu bem a todos, e digo-vos que o bolo de chocolate era divinal e o leite creme também! O cheesecake estava também muito bom, mas as outras sobremesas diferenciavam-se mais.





Devo ainda acrescentar que nesta "casa" não se bebem refrigerantes, e por isso quem não quer água ou vinho, tem à sua disposição cocktail's não alcoólicos, como este, que era muito bom! :)





Ora, como seria de esperar, quem come muito, paga muito, certo?! É isso mesmo... e quando chegou a conta, Sininho optou por suavizar a realidade e disse "são 3-5!". Pois, exactamente! 35 euros por pessoa! Dias não são dias! :)


Contactos:

Rua dos Duques de Bragança, 7
1200-162 Lisboa
Tel. 211 992 369

Horário:
Almoço - Seg - Sab - 12:00 - 15:00
Jantar - Seg - Sab - 19:30 - 00:00
Encerra ao Domingo.

Comentários

Diogo Marques disse…
Também gostava de lá ir, porque tal como tu também gosto muito dele como chefe! Obrigado pela reportagem :)
_____________________
aculpaedasbolachas.com
Unknown disse…
Gosto muito do chef Avillez mas há certos pratos dele que ainda me intimidam um pouco, tanto a fazer como a comer. Mas o Cantinho está na minha lista de desejos.
Óptima reportagem!

samspinkbubble.blogspot.pt
Marta Visconde disse…
Pode ser muito bom mas demasiado caro caro para as doses que servem que são bastante pequenas. A sério que eles não vendem refrigerantes?

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco