Várias coisas a dizer sobre este sítio... #1 - Aveiro




Para começar devo dizer que não estava nada programado ir passar estes dias de férias a Aveiro! O meu destino para estes dias seriam supostamente estes:



Ora pois... Granada e Córdova, passeio há muito adiado, estava na minha cabeça completamente idealizado para estes dias. Eis senão quando, começo a fazer contas aos dias disponíveis, à carteira, aos km's que iríamos palmilhar com les enfants terrible, e começo a achar que isto se calhar era "fruta" a mais para quem pretendia descansar também um pouco (só tínhamos 4 dias de férias). Com a questão económica a ter um grande peso (não só a nossa, mas a do país também... que isto de ir dar dinheiro a ganhar aos nuestros hermanos tem de acabar, principalmente quando nem o nosso país conhecemos bem!), decidimos ir então para Aveiro! 






E porquê Aveiro? Porque tinha imensa curiosidade em conhecer a cidade, só tenho ouvido no passado recente coisas boas, e porque era próxima (300 km, mais ou menos). Alugámos uma casinha às riscas na Costa Nova, muito gira, e lá nos fizémos ao caminho!

Primeiras impressões na chegada à Costa Nova: uaaaauuuu!!! Que sítio tão giro, tão bem composto, tão engraçado! Vale imenso a pena uma visita! As casas às riscas dão um colorido à zona, mas não é só! É toda a envolvente! A ria, a praia, as casas "não às riscas" que são muito giras também, as ciclovias (uma constante por esta região), as esplanadas. Enfim! Uma zona muito gira que vale a pena visitar!




Almoçámos numa churrascaria na rua (Arrais Ançã) onde ficámos alojados, pequenina, mas que tem pratos simples e que desenrascam um bom almoço para quatro a preços simpáticos (cerca de 25 euros). Não me lembro do nome... não me lembro mesmo e não encontro a factura!

Um frango assado muito bom! Simples, mas óptimo para despachar!


Experimentámos também alguns doces da região: bolacha americana e tripa, ovos moles e os Gelados de Portugal.



Bolacha americana

Tripa

Para a bolacha americana e tripa escolhemos o quiosque da Ímpar no Fórum Aveiro, empresa dedicada ao fabrico destes produtos. Segundo nos explicaram, a massa é a mesma mas a maneira como é trabalhada faz a diferença! Achei a tripa um pouco enjoativa...prefiro a bolacha que é mais fininha. 
Atenção a quem levar crianças: comer a bolacha americana sem nos sujarmos é um verdadeiro desafio para adultos! Imaginem agora para crianças... a minha filha tinha chocolate espalhado, basicamente, pelo corpo todo... assim, de relance, lembro-me de ver a boca, nariz, bochechas, mãos, pernas e vestido (que era branco!) tudo com pingos de chocolate...



E os incontornáveis ovos moles! Os "nossos" na Tricana, ao pé da Estação de Aveiro.


E tinha imensa curiosidade com os Gelados de Portugal! Não tenho a certeza disto mas em Lisboa só vi à venda no SuperCor, não sei se existem em mais sítios. Aqui deliciámo-nos com vários sabores. Como estava a chover, eu juntei ainda um cappucino e notem bem no pormenor que está no pires: 4 ovinhos moles! Provavelmente colocam apenas um por cada chávena, mas talvez por sermos quatro, tiveram a gentileza de colocar um para cada!





E os gelados? Ah, sim... os gelados são óptimos! E a loja é bem gira! :)


Num dos dias almoçámos na Tasquinha do Leitão, na Praça 14 de Julho (perto do Hotel Aveiro Palace), e aqui tenho a salientar a simpatia da funcionária que nos atendeu! Uma rapariga simpática, inteligente e muito atenta! Não é fácil encontrar alguém a quem não é, por exemplo, pedir um prato extra para uma criança quando os menus já trazem uma quantidade substancial de comida e por isso em vez de se pedirem quatro, pedem-se apenas três menus. Isso e explicar muito bem a composição dos vários menus disponíveis, aconselhar na escolha, e sem se demorar mais tempo do que o estritamente necessário! A comida... ah, a comida também tenho de salientar! Sou fã incondicional de leitão e este era muito bom e nada caro! Gastámos cerca de 22 euros na refeição (três menus). Aqui fica:







Decidimos também conhecer alguns locais nos arredores e fomos almoçar à praia da Vagueira, mais concretamente ao Ei, sítio por diversas vezes recomendado nas várias pesquisas prévias que fiz. O Ei é recomendado pelos seus hamburguers e nós fomos muito bem mandados! :) Comemos belos, bons e grandes harmburguers! Três hamburgers, mais bebidas e cafés, ficaram por volta dos 30 euros. 



Eu acho que aqui não se percebe bem, mas isto era gigantesco... :)



Nota muito positiva para a praia da Vagueira! Tendo nós por cá uma Costa da Caparica tão maltratada, até ficamos com uma pontinha de inveja deste paredão e destes passadiços (claro que depois olhamos para o clima e pronto...).


Praia da Vagueira


E acho que termino por aqui todos os sítios que experimentámos em Aveiro! Há imensos sítios que ficaram por experimentar! Aveiro está uma cidade vibrante, cheia de gente nova, cheia de turistas (portugueses e estrangeiros), os restaurantes e as casas de chá multiplicam-se, há imensos souvenirs para trazer para a família e os amigos, tudo está super bem aproveitado! 

Desta vez, e como fomos acompanhados pelos miúdos, optámos por fazer algumas refeições em casa e por isso não temos sítios para falar correspondentes ao número de dias que estivémos fora. Também não tenho muitas fotos, e por isso está tudo num só post sobre Aveiro; não porque os sítios não fossem interessantes, mas porque estava mesmo em modo férias! 

Não sei se já se percebeu, mas fiquei fã desta cidade! :) Desde que regressei tenho andado a dizer isto a todos: nós andamos a perder anos de vida na capital!!!! Atentem no que vos digo...

Aqui ficam mais algumas fotos da cidade e arredores:


Centro Cultural e de Congressos


Sal, sal e mais sal...


Museu Marítimo de Ílhavo - vale a pena visitar! :)


Aquário de Bacalhaus
Farol da Barra - visitas às 4ª feiras



E o sol a despedir-se da Costa Nova!



Espero que tenham ficado com curiosidade em conhecer! Acreditem que vale bem a pena!













Comentários

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco