Manteigaria - Fábrica de Pastéis de Nata, Bairro Alto


Se num destes dias, enquanto passeiam descontraidamente pelo Largo do Camões, ouvirem o som de uma sineta não estranhem, é o destino a enviar-vos um lembrete. E um lembrete para quê? Para se dirigirem à Manteigaria e deliciarem-se com um, dois, três (aqueles que conseguirem aguentar) pastéis de nata acabadinhos de fazer. Ou não fosse o nome completo deste estabelecimento de perdição Manteigaria - Fábrica de Pastéis de Nata.

A Manteigaria ocupa o espaço da antiga Manteigaria União, nome que ainda figura na fachada do edifício, hoje totalmente recuperado, mesmo no coração da cidade. Início da Rua do Loreto, fim do Largo de Camões, no fundo basta seguir o olfato e o som da sineta.


O espaço interior é mínimo, sendo grande parte dele ocupado pela cozinha, que está acessível aos olhares dos mais curiosos, permitindo acompanhar o processo de fabrico dos pastéis de nata. Junto à porta, existe um balcão onde estão expostos os pastéis de nata e onde se pode comer (caso não haja muita gente a pedir).

E os pastéis? Bem.... São excelentes mas, no entanto, diferentes do convencional pastel de nata. Quando comi gulosamente os meus pastéis, o que me ocorria era que estava a comer um leite creme espesso, doce, aveludado servido no interior de uma massa estaladiça, resultando numa combinação perfeita, num guilty pleasure perfeito.

E ao virem quentinhos é de comer e chorar por mais :-)



Como já disse, não podem fazer planos para se sentarem no interior da loja a comer os pastéis, como se estivessem em Belém. O espírito é comprar os que se tem na vontade e depois encontrar um local para desfrutar a delicatessen. Tendo em vista que estamos no Largo Camões, locais para sentar e desfrutar é coisa que não falta (desde que São Pedro colabore).

 Devem experimentar, sem dúvida.







Rua do Loreto 2, 1200 242 Lisboa
(Largo do Camões)

Horário | 2ª a Dom - 8h às 24h |








 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco