Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

  


A Fundação Calouste Gulbenkian (para os amigos Gulbenkian) é um verdadeiro oásis no coração de Lisboa, oferecendo um aprazível espaço verde (onde nos podemos perder e passar uma tarde solarenga a descansar, conversar ou a ler um livro) e locais para almoçar e lanchar.

A Gulbenkian tem duas cafetarias/restaurantes onde a gula pode ser saciada: uma com esplanada e uma com comida ;-) Não quero com isto dizer que o primeiro local não tem boa comida apenas é bastante convencional, sendo a esplanada com vista para o interior do jardim a principal razão para eu o frequentar (onde ler um livro ou ver quem passa, enquanto os raios de sol aquecem o corpinho, é um verdadeiro bálsamo para as mazelas do dia-a-dia).


A outra cafetaria da Gulbenkian (comida boa :-) , cuja entrada fica virada para o lado do Corte Inglés, infelizmente não tem esplanada, algo largamente compensado nos petiscos que dispõe na sua montra. Ao almoço, tem pratos já confeccionados mas também inúmeros tabuleiros com todo o tipo de alimentos (desde saladas com iogurte até ovos mexidos) com o qual se pode fazer um prato. O único senão é que ou se vai muito cedo (12h em ponto) ou então a fila de espera pode levar à desistência. Só o stress de conseguir perceber de que são as diferentes saladas e conseguir decidir qual se quer, com os empregados (que não ouvem muito bem o que estamos a dizer por causa do barulho) e as pessoas atrás de nós (que muitos já sabem o que querem) a pressionar, torna o almoço uma aventura (felizmente largamente recompensada pela comida ;-)


Cafetaria ("a boa")

Outra coisa que este segundo local tem de excelente são as sobremesas!!! Desde a tarte de limão merengada até às farófias, todas as sobremesas são excelentes e existem quer à hora do almoço quer ao lanche (se houverem muitos lambões à hora de almoço a oferta ao lanche pode ser mais limitada ;-). Por isso nada como ir lanchar à Gulbenkian e depois desfazer as calorias adquiridas com um passeio pelo jardim (sim porque a cafetaria fecha às 17h30m) ou continuar a tarde com um filme (ou compras) no Corte Inglés.

Bons lanches


Restaurante e cafetaria (sem esplanada)
Aberto de terça a domingo (acreditem que à segunda, por muito que tentem, está mesmo fechado :)
Horário: 10:00 às 17:45
 
__________________________

Partilho de todas as opiniões do Sebastião, desde a dificuldade de escolha entre a fotossíntese e a qualidade da comida, e como se nos atrasamos um pouco para o almoço está uma fila infinita e ao fim de semana nem vale a pena aparecer por lá antes das 16h (principalmente se estiver bom tempo). Mas a mais recente descoberta sobre este pedaço de céu no meio da caótica Lisboa (sim, porque em hora de ponta ouvem-se os carros lá ao fundo e invade-nos uma óptima sensação, pois estamos num sitio tão calmo enquanto que lá fora existe um mundo caótico e stressado) é que é possivel pedir para no dia seguinte fazerem a nossa sobremesa favorita, o meu único problema é decidir qual pedir.
sininho
 
__________________________

E então naqueles dias em que corre tudo tão bem....decide-se em cima da hora ir lá almoçar. Encontra-se estacionamento convencional à porta!!! (não daquele em cima de passadeiras, raias e linhas de eléctrico, que sebastião e sininho tanto gostam!). já passa do 12:30 e não há fila....nenhuma!!!!! e por fim, mas senão o mais importante.....tarte de limão merengada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! acaba com qualquer réstia de má disposição!!!!Joana, come a papa
  

  

Comentários

Unknown disse…
Também gosto de ir até lá.
Sentar-me e ficar a planar.
è um verdadeiro oásis nesta cidade.
Mirna disse…
As paisagens deste lugar são muito bonitos. Eu gosto de comer fora, porque eu gosto de comer com vista para a cidade. Eu sei que muitos restaurantes em jardins que têm pátio muito agradável para comer.

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco