Verão = Gelados


Para abrir a época de Verão, nada como um breve resumo sobre o que de bom se faz, ou fez, em matéria de gelados em Lisboa ou arredores. Lembrei-me ontem, que faltava um post sobre este assunto importantíssimo nas nossas vidas de gulosos assumidos, uma vez que fui assim de surpresa e rompante com o meu cluster familiar feminino comer uma bela Conchanata! Que bom que é o Verão! Não que eu não coma gelados o ano inteiro, para mim pode estar um frio de rachar mas é sempre altura para comer um gelado! Mas o Verão, o quente, a esplanada, as pessoas a passar, tem outra envolvência. E claro a qualidade dos gelados!

Com muito agrado meu, a Conchanata (que é minha conhecida apenas à 2 ou 3 anos) mantém aqueles gelados que sabem mesmo a qualquer coisa, espessos, molhos de fruta verdadeira (e não toppings artificiais) em... taças de inox! Ou seja, gelados que sabem sempre e sem dúvida alguma à nossa infância (isto para mim que sou uma trintinha...)! Para quem não sabe, a Conchanata fica situada na Av. Igreja, no bairro de Alvalade. Um sítio óptimo para ver umas montras, fazer umas compras e comer um gelado! A Conchanata é uma taça com 3 ou 4 bolas de gelado, regada com um delicioso molho de morangos verdadeiros. Algo simples mas a cair para o divinal!

Agora o desafio que aqui deixo aos que habitualmente nos acompanham é o seguinte: vamos reavivar as gelatarias mais antigas e que certamente marcaram a nossa infância. Aquelas em que as avós nos pagavam gelados enormes, óptimos, quando ainda não havia problemas de obesidade infantil (uma vez que depois de comermos este monte de calorias passávamos a tarde na rua a brincar e a correr). Algumas infelizmente já não existem, deram lugar a coisas muito produtivas, ou não, como agências bancárias.

Eu deixo aqui o meu contributo com as seguintes gelatarias (e peço desculpa por não me lembrar dos nomes):
- da Estrada de Benfica, mesmo ao lado da igreja - o melhor gelado de caramelo que eu comi na vida; conjugado com o gelado de limão era ouro sobre azul!
- da Av João XXI, junto à Av. de Roma - sandes de gelado! que delícia!

Já agora, o meu obrigada à minha Avó L. por ter contribuído para este conhecimento "profundo" destes sítios óptimos!

Deixem os vossos contributos; antigas e novas; sítios bons que tenham gelados a saber... a gelados!

Comentários

Miranda disse…
Subescrevo o teu gosto pelos gelados verdadeiros, principalmente os das geladarias e não das gelatarias (geralmente cheios de corantes).
Infelizmente a que havia na João XXI foi substituida à alguns anos por uma loja do grupo Celeiro :(
Sebastião disse…
A conchanata é realmente um local a visitar..... E para quem gosta de pannacotta, este estabelecimento tem uma coisa divinal chamada cassata. Que não é mais que uma pannacotta gigante coberta com o tal molho de morangos verdadeiros(o único senão é que só fazem versão para levar para casa).

Apesar de ser muito pequena, assim que virem uma fila no passeio da av. da igreja muito possivelmente encontraram a Conchanata (ou isso ou a casa dos frangos, o que tb não é mau :-)
Lopitos disse…
Sem dúvida este sol começa a pedir uns geladinhos.
Aqui na zona não existe melhor do que os gelados do Santini em Cascais.
Bem pertinho da estação de comboios de Cascais, em frente á Segurança Social.
Para quem nunca provou, vale mesmo a pena.

Ps. adoro o vosso blog
Geladaria Roma disse…
Olá
Antes de mais quero agradecer pelo comentário feito aos gelados da antiga Geladaria Roma.
Aos que sabem o que é o verdadeiro gelado quero aqui deixar uma pequena dica.... o regresso da Geladaria Roma estrá para breve.
sininho disse…
Estamos ansiosos por ver a Geladaria Roma de novo aberta. Para quando esse evento? Queremos estar presentes :)
Anónimo disse…
Gelados verdadeiramente divinais, são os da Veneziana nos Restauradores.
Anónimo disse…
Os gelados da João XXI eram, não só os melhores de Portugal, mas do mundo inteiro. A sandes de gelado partida no momento era uma autêntica obra prima. Nas minhas deambulações por Itália nunca encontrei uma gelataria que se lhe comparasse. Seria muito bem vindo o seu regresso.
Anónimo disse…
A getataria ao lado da igreja de benfica chamava-se copa rio
Anónimo disse…
Isto vem mesmo fora de timing mas não resisti, andava há anos a tentar relembrar o nome da dita gelataria ao lado da Igreja por isso desde já um obrigado. Sem duvida o melhor gelado de caramelo do mundo, sabor que perdura das minhas memórias de infância.
Bem... falar de gelados nunca é fora de timing, especialmente se forem os da Copa Rio! Sim, era o melhor gelado de caramelo de sempre! Provei um também muito bom na FIB, no Areeiro, que tem uma particularidade: é caramelo salgado! Também é muito bom! :)

Joana

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco