Ilhas gregas, Marginal





Quando, algures numa revista, anunciavam a abertura de um restaurante que pretendia dar a conhecer, ao povo lusitano, a gastronomia grega só uma coisa me veio à cabeça.......Ok, duas coisas..... Moussaka!! e o filme My Big Fat Greek Wedding (onde se aprende que o limpa vidros Windex cura todos os males e que todas as palavras vêm do grego :-).

Então, de forma a saciar a curiosidade, lá fomos até ao Ilhas Gregas. Este fica na Avenida Marginal, junto ao Estoril, em frente da praia da Poça e do Forte Velho. A localização do restaurante não podia estar em melhor sintonia com os dias quentes que atravessamos, pois podem ir à praia e depois ir jantar ou sair do jantar e ir até aos jardins do Casino ou até à praia. Como vous voulez!

O restaurante tem um parque de estacionamento mesmo à porta, logo não há problemas em arrumar o veículo de transporte, e o restaurante é grande, logo a necessidade de reserva será apenas nas noites de 6ª e Sábado.

O restaurante é simpático, com vista sobre a marginal (conseguindo ver-se uma nesga de mar entre os carros que passam) e uma decoração simples (muito branco com alguns laivos de azul). O atendimento é personalizado, com um mestre de honras a explicar incansavelmente (desde as entradas até às sobremesas) cada um dos pratos, de difícil pronunciação, que compõem a ementa. Tenham paciência (o senhor gosta mesmo de falar, ficando triste se lhe cortarem o pio :-) e aproveitem para saber mais umas coisinhas sobre a Grécia e a sua gastronomia.

O responsável do restaurante, Filipos Gavrillidis, reside em Portugal há alguns anos e dedica-se à importação de produtos alimentares gregos, fazendo com que os produtos consumidos no restaurante (segundo nos foi dito) venham da terra mãe e não do Lidl.

Como havia muito para experimentar, veio para a mesa um prato com uma mostra de cada uma das entradas possíveis (folha de parra com arroz é muito interessante e o queijo feta tinha um sabor bem mais potente do que aquele que se compra cá :-). Aconselho a fazerem o mesmo, se for a primeira vez que visitam um restaurante grego, pois só assim se consegue descobrir o que se gosta.

Para prato principal, foi pedida Moussaka ("lasanha" de beringela, batata e carne picada) e Gyros (carne de porco grelhada verticalmente) em que ambas estavam excelentes!!! A moussaka tinha uma confecção diferente da que eu tinha comido noutros sitios mas, confirmando o ditado, diferente nem sempre é mau :-) A carne, vista do outro lado da mesa, parecia estar muito boa e assim me confirmou quem a comeu. Existiam outros pratos com muito potencial, fazendo com que mereça a pena pensar numa nova visita.

Para sobremesa, fizemos o mesmo que para as entradas, um prato com porções das diferentes gulodices gregas disponíveis. Bem aqui é que a porca torce o rabo. Se gostam de doces realmente muito doces, então estão no céu (só me faziam lembrar os doces que comi no Egipto... bláh) mas se, tal como eu, não apreciam tanto açúcar em tão pequeno pedaço de sobremesa, tenham cuidado! Existe um ou dois doces que conseguem um equilíbrio salutar por isso perguntem a quem vos atende para vos indicarem quais os menos açucarados ;-)

A comida estava excelente, o ambiente e serviço foi muito simpático e o facto de a conta ter sido muito em conta (20€ pp), para o que foi comido, levam a quem aconselhe vivamente este novo restaurante. Boas férias para todos vós!!!

onde fica...
Avenida Marginal 6784, 2765-587, Estoril 
(para descobrirem onde fica o nº6784 têm mesmo de ir ao Mappy ou ao Google :-)
Encerramento: Segunda feira
Horário : 12 às 15h e das 19h às 24h
Lotação: 80
Telef. 210 993 288
Email: gavrilidis123@hotmail.com

 

Comentários

Anónimo disse…
Fiquei com vontade de experimentar. Parabéns pelo blog. Muito interessante. Não esperaria outra coisa dos seus autores. Também sou fã da actividade (conhecer novos restaurantes). Como tal, este blog também é a minha 'cara'.
Sebastião disse…
é sempre um prazer receber elogios :-) muito obrigado!!!
Anónimo disse…
Nem sei por onde começar, mas se esta é a autêntica comida grega entao nao quero nunca mais repetí-la .
A única coisa positiva foi o empregado português, a comida sabe a fast food, não tem boa apresentação nem qualidade. A beringela tem cor pálida e sabe a plástico. Deixa mos os pratos com a comida e perguntaram nos se queríamos levar numa caixinha...... Um país com bom vinho como é que pode servir um vinho de tão má qualidade. Pagamos quase €100 para 3 pessoas e saímos de lá com uma péssima experiência gustativa . Era mais interessante se fossem ao mercado comprar produtos frescos e confeccionarem em vez de abrir uma embalagem de plástico e por no prato. E por ser celíaca aviso sempre em cada restaurante que vou e pergunto se leva ingredientes que possam conter gluten , disseram me que o que comi não continha....mas o que é certo é que passei mal .

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco