quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Prego da Peixaria, Saldanha



Estive um bocadinho indeciso se haveria de escrever ou não este texto. Não porque tivesse corrido mal ou algo do género (believe it or not, custa-me sempre fazer uma má crítica) mas antes porque....como dizê-lo.....

.... é que o Prego no Saldanha serve o mesmo que o Prego do Príncipe Real (que já tem a sua respectiva crítica) ou do Mercado da Ribeira. Se não gostaram daquilo que comeram num, dificilmente irão gostar da comida dos outros. Obviamente fica no ar a pergunta... como é possível não gostar? Mas pronto, eu também não aprecio sushi independentemente se vem numa passadeira ou das mãos do maior sensei em peixe crú (lá está, como é possível....) mas dei todos as oportunidades para me deslumbrarem. A culpa (obviamente) é da minha santa mãe que desde sempre me incutiu o gosto pela comida quente e cozinhada :-)

E porque me decidi (afinal) falar dum cromo repetido? Porque gosto da simplicidade da (boa) comida, da decoração do espaço e da sua localização.


A zona do Saldanha sempre foi uma bela adormecida. Por muito potencial que tivesse, assim que se saía dos centros comerciais (e respetivos food courts) era o deserto mas, paulatinamente, o Saldanha tem vindo a apresentar mais vida para além dos centros comerciais. Possivelmente a abertura de cada vez mais hotéis (e com eles mais turistas, mais euros, maior oferta... o ciclo da vida capitalista) tenha potenciado o crescimento da oferta... tanto que bem perto do Prego já nasceu um concorrente, o Honorato.




O Prego da Peixaria fica na Avenida Praia da Vitória, uns parcos metros mais a cima de uma das entradas para o Monumental (a entrada dos cinemas), local ideal para quem quiser comer antes ou após uma ida ao cinema (esse evento cada vez mais esporádico, cada vez mais dispendioso).

A ausência de sinalética evidente de que estamos perante o Prego da Peixaria (a primeira vez que passei à porta só me apercebi que era um restaurante novo com aspeto promissor), poderia ser um problema não fosse esta uma avenida de trazer por casa (quase uma Betesga).
 
 


A decoração do espaço está muito engraçada, com alguma bipolaridade associada. Se do lado da entrada a decoração é mais próxima de um saloon (apenas lhe faltando a serradura e as botas com esporas), depois de andarmos por um longo e estreito corredor vamos dar a uma segunda sala (maior que a da entrada) onde o feeling é mais de estarmos a comer dentro de um barracão, mas um barracão fashion, graças à chapa de zinco que surge por todo o lado. Assim como no Príncipe Real, temos um mural a decorar a sala. Só que aqui temos que olhar para o teto para o podermos apreciar. E vale a pena pois está fantástico.

 

 
Portanto, chapas de zinco, mural no teto, cadeiras e mesas mismatched, espelhos envelhecidos, iluminação suave, tudo junto dá um ambiente divertido, muito pessoal e intransmissível.

E o que comemos..... Bem, mais uma vez gastámos duas ementas (da próxima prometo que só gastaremos uma! sorry...), mas desta vez ambas em português :-), para pedir as batatas fritas da praxe (doce e "normal"), um Yuppie (Carne do lombo, maionese de manjericão, queijo cheddar e pancetta em bolo do caco da Madeira) e um Motard (que me parece uma nova adição à pandilha.... carne do lombo, chouriço e ovo num bolo do caco de azeitona).

 

Eu sei que [vou te amar...por toda a minha vida... eu vou te amar] um dia me vou fartar mas, para já, se me disserem batata doce, eu digo quero!



Aqui estão os nossos meninos bonitos (Motard e Yuppie) a fazer pose para a foto antes de serem todos comidinhos até ao fim.


Infelizmente não tinham mousse de chocolate (shame on you!) e as restantes sobremesas não puxavam por mim mas havia outra pessoa na mesa que pensou doutra forma. Ouviu mousse de maracujá e não resistiu. Segundo vi (raspou tudo até ao fim sem a minha ajuda), ouvi (trincou deliciada cada uma das sementes que apanhava) e me fez saber, a mousse estava excelente. O meu café também.




No fim, pagámos 15€pp... talvez um valor bocadinho alto mas saímos muito satisfeitos com o atendimento, comida e espaço por isso no regrets.









Avenida Praia da Vitória 77 C, 1050-183, Lisboa

Tel | 213471356
www.facebook.com/oprego.dapeixaria

Dom a 5ª | 12h às 24h
6ª e Sáb | 12h à 1h









Sem comentários: