Sabor & Arte, Amoreiras



Pateo Bagatella... se calhar para muitas pessoas este nome não diz nada ou apenas evoca uma memória muito vaga... mas para mim já foi sinónimo de jantares de amigos (grande parte deles colegas de curso). Era neste pátio que ficava (e, para meu espanto, ainda fica) um dos restaurantes italianos mais na moda na altura, especialmente por possuir três fatores importantes: ter muito espaço, ser barato e a comida ser boa. Admito que esperava ver um Pateo meio devoluto mas para meu espanto (e alegria) parece que ainda respira e atrai muita gente para o local.


Mas não é de um restaurante italiano que vos venho falar mas sim dum restaurante de gastronomia bem portuguesa, o Sabor & Arte. O restaurante fica um bocadinho escondido mas se forem até ao fundo do Pateo Bagatella e subirem o primeiro lance de escadas dão por ele. À entrada tem uma esplanada, que nos dias de sol e nas noites quentes de verão deve ser um ótimo local para se estar, e no interior tem duas salas de jantar.

A decoração do restaurante é agradável, onde sobressaem as fotografias de Lisboa que cobrem (literalmente) algumas das paredes, as cadeiras de verga (confortáveis e ótimas para quem, como eu, ocupa algum espaço de assento) e a garrafeira.

Após termos entrado, fomos conduzidos para a sala mais interior, ficando (um de nós) com vista para o elevador da Graça. Quando nos entregaram a ementa e vi a sua extensão preparei-me para o pior e quem nos estava atender, demorou algum tempo mas, também compreendeu que não valia a pena chegar-se à mesa de livre e espontânea vontade, era melhor esperar que o chamássemos. Enquanto eu olhava em volta, tentava tirar fotografias com o meu chaço velho, havia quem esmiuçasse cada uma das entradas da lista.

Por fim, lá nos decidimos por Bacalhau à lagareiro e Bife da vazia com molho de mostarda, ótimos exemplos da gastronomia portuguesa. Para entrada....

.... primeiro dissemos que não queríamos.... depois comecei a ver surgir, à minha frente, um certo olhar de gato das botas perante a possibilidade de não comer ovos com farinheira.... se calhar podíamos pedir mas não faço muita questão, e os olhos a aumentarem.... tal como o Shrek, não resisti e pedi os benditos ovos com farinheira.

 


E foi o melhor que fizemos. Os ovos com farinheira estavam excelentes, mesmo mesmo bons, não tendo ficado uma migalha no fim da taça. E foi o pior que fizemos. A fotografia não faz jus à quantidade que é servida (faria corar de embaraço muitos restaurantes de petiscos), mas só estes ovos dariam para alimentar uma família (ou pelo menos duas pessoas). Resultado, quando finalmente acabámos os ovos ficámos algo receosos de não termos capacidade para comer os pratos principais (sem recorrer à técnica utilizada na capital de Panem).


E como podem ver pelas imagens os nossos receios tinham algum fundamento...





Mas com calma, muita calma. Lá fomos comendo estes dois ótimos exemplares da gastronomia portuguesa, deliciados em cada garfada que demos. Eu sei que são dois pratos simples mas, como já todos algum dia experenciámos, mesmo nos pratos mais simples cai a nódoa.




E sim, é mesmo verdade. Tanta conversa sobre estarmos cheios e ainda fomos à sobremesa (focas!). Não resistimos à tentação por isso, apesar de que quase conseguirmos ver o nosso bolo alimentar se abríssemos muito a boca, pedimos duas sobremesas: Tarte de maçã com gelado e Tarte de limão merengada. As sobremesas não fizeram tremer os alicerces da torre de Belém mas estavam boas e, felizmente, as fatias tinham uma espessura decente (ao contrário de algumas fatias de tarte de limão merengada que nos serviram recentemente).
 
No fim, a conta andaria pelos 25€ pp não tivéssemos nós ido com um voucher da Zomato. Aconselho vivamente este restaurante para quem procura comida tipicamente portuguesa, bem confecionada e onde se serve bem, muito bem. O atendimento esteve à altura da refeição, tendo sido simpático e prestável.







Rua da Artilharia 1, nº 51, Lisboa (Páteo Bagatella)
Tel | +351 213 865 390

http://www.saborarte.pt/sobre-3/

Horário | 2ª a Sáb | 12h às 15h30 e das 19h às 24h
Descanso ao Domingo





Comentários

Carolina Veloso disse…
Adoro este vosso cantinho :) e mesmi longe tenho vindo cá solenemente ler cada vez que ha um post novo! Assim quando for a Lisboa já tenho uma lista muito boa para experimentar :P

http://goingnorthtilnorway.blogspot.pt/
Olá Carolina,

Ainda bem que serve para matar saudades! Também gosto muito de visitar o vosso cantinho, porque tive a oportunidade de ir à Noruega em trabalho/lazer no ano passado, e como vim de lá encantada, gosto de ir sabendo detalhes da vida no país no dia-a-dia.
Bj

Joana

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco