Armazém da Cachaça, Lisboa



A rua São João da Mata é realmente profícua em restaurantes que dão vontade de conhecer e experimentar. Santissimus, Boka de Santo e Sofisticato ficam todos nesta rua e realmente só faltava conhecer o Armazém da Cachaça para ficar com a colecção de cromos completa :-)


Noutras visitas a esta rua já tinha ficado com este restaurante debaixo de olho e, sem nenhuma premeditação (ou seja sem reservas), a visita finalmente concretizou-se.

Como é de conhecimento geral, nesta zona de Lisboa é "relativamente" complicado estacionar (mesmo para Smart's). Quando digo relativamente, quero dizer que é melhor contarem com uns largos minutos à procura de estacionamento e outros tantos a caminhar até ao restaurante (o regresso pode ser considerado um digestivo não alcoólico), e não sejam muito exigentes com o local onde estacionam (sejam imaginativos :-) pois só aumentam o tempo de procura e a distância entre o carro e o restaurante.
Assim, depois de algumas voltas no carrossel da Lapa (rua a cima...rua a abaixo...) lá encontrámos um lugar de estacionamento e caminhámos até ao restaurante. Quando chegámos, como restaurante apenas tinha uma mesa ocupada, pudemos escolher onde nos sentar.

Todo o caminho entre a entrada e a mesa foi feito num estado de deslumbramento. O restaurante está instalado numa antiga mercearia lisboeta do século XIX cujos traços foram mantidos de uma forma irrepreensível. Depois de sentado, ainda fiquei de boca aberta  durante algum tempo, a absorver a decoração do restaurante.... na minha  humilde e singela opinião, o Armazém da Cachaça tem uma das mais bonitas salas de restauração em Lisboa.
Ao colocarem como banda sonora sons de Bossa Nova apenas fizeram com que o ambiente se tornasse ainda mais convidativo e se adie ao máximo a altura de ir embora.

Como o nome do restaurante assim o indica, a ementa está recheada de pratos de cariz brasileiro.Mas não pensem que vão estar perante rodízio ou diferentes formas de apresentar picanha, o restaurante está acima do típico restaurante brasileiro (felizmente pois o espaço assim merece).

A carta não é vasta mas menos é, com frequência, mais. Dos pratos disponíveis escolhemos Lombo Real e Frango à Tieta (digam lá se não sorriram assim que leram o nome deste último prato....:-). Enquanto esperávamos pelos pratos, atacámos as entradas. Estas incluíam, para além de pão e mini-tostas, linguiça, patê de marisco com abacaxi (agradável surpresa!) e umas bolinhas fritas com diferentes recheios. Pouco sobrou das entradas, de tão más que eram :-)

Enfim vieram os pratos. O restaurante aposta claramente mais na qualidade do que na quantidade, mas as porções são adequadas e no final ficámos ambos muito bem. Como tinha acontecido com as entradas, os pratos estavam óptimos!

A sobremesa.... foi realmente o ponto alto da refeição. Houve quem fosse para a fruta (buuuuuu :-), abacaxi mais concretamente, mas eu deliciei-me com um semifrio de chocolate e cachaça que estava espectacular! Mesmo muito bom... e é raro ficar assim tão satisfeito com as sobremesas ;-p

No fim pagou-se pouco menos de 20€ pp mas foi sem cair na tentação de pedir caipirinhas, de outra forma facilmente teríamos chegado aos 25/30€. O atendimento é simpático e atencioso dando espaço e tempo para se fazer as escolhas e para conversar distraidamente. Excelente restaurante para se estar numa conversa amena com amigos.

Onde fica....
Rua São João da Mata 88/90, Lapa
Tel. 213965264
Encerramento: Domingos
Horário: Das 19:30 às 00:00

Fotos retiradas de Link

Comentários

Anónimo disse…
ESPETACULAR este restaurante...
Grata surpresa, pois a comida é divina.

Rubens, Genebra - Suiça

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco