Francesinhas

Apesar de nenhum de nós ser do Porto, é dado adquirido que somos "todos os três" fãs incondicionais de francesinhas! E o que é difícil encontrar uma boa francesinha em Lisboa?!!
No Porto o nosso local de eleição vai para a Cufra. Em Lisboa têm havido algumas tentativas...(1, 2, 3, 4)...nem sempre bem sucedidas!

Mas nós temos uns leitores que são uns queridos, e vão dando sugestões, as quais nós apreciamos muito e tentamos seguir... e no post da Casa dos Caracóis foi-nos deixada uma sugestão de um óptimo local em Azeitão para comer francesinhas!

A Nortenha fica em Brejos de Azeitão, parece que é realmente muito afamada pelas suas francesinhas (pelo menos, assim que pesquisei no Google tudo o que me apareceu sobre a Nortenha estava relacionado com francesinhas); como eu, Joana, moro na margem sul (mais conhecida como deserto) lá arrastei a respectiva família para descobrir então as potencialidades deste espaço. :)

Casa de decoração simples, situada na Rua de São Gonçalo, fácil estacionamento, serve além das francesinhas os tradicionais bifes, bifanas, secretos, e afins. Existem três francesinhas à escolha: sem ovo, com ovo, com camarão (esta última, um pouco mais cara). Escolhemos duas com ovo e uma sem, um bife à portuguesa (há uma esquisitinha na família...); todos acompanhados de uma generosa porção de batatas fritas. O molho "atira mesmo" para o picante...passámos grande parte do tempo a assoprar! :)

com ovo

sem ovo

Eu gostei bastante desta francesinha...achei que estava bem confeccionada, bem servida, o molho um bocadinho picante demais (mas eu tenho uma tolerância baixa ao picante), e até fica perto de casa... :) Houve quem achasse que o molho sabia demais a tomate para o que é a tradicional francesinha. Ah, é verdade...o bife à portuguesa também estava bom! :)
E ficou tudo muito em conta...francesinhas, bife, sumos, cafés - 10 euros/pp. Preço simpático!


No dia seguinte chego ao trabalho, e em conversa com um colega que também gosta muito de comer, estava eu toda esperta a dizer que tinha descoberto um sítio muito bom para as francesinhas, quando o A. me diz: não, não...o melhor sítio para comer francesinhas é no Marco, nas Colinas do Cruzeiro (Odivelas, para quem não sabe...)! E salta logo outra colega que diz: ah pois é! são um espectáculo! muito boas! :) E eu pensei: querem ver que ainda tenho de ir comer francesinhas mais uma vez esta semana?! oh pá, que chatice! isto há alturas difíceis na vida... :))
No dia seguinte, lá tive um trabalho enorme a convencer o Sebastião a irmos experimentar esta nova sugestão...foi horrível, resistiu imenso!!! acho que foi tipo...5 segundos... :))

E então, Colinas do Cruzeiro...aí vamos nós!!! :)


O Restaurante Marco é um negócio com origem em Vila Nova de Famalicão, ou seja, malta do Norte que resolveu dar-nos a benesse de termos por cá esta iguaria! :)
Fica então nas ditas Colinas do Cruzeiro, não me peçam muitos pormenores, foi a primeira vez que lá fui, mas fica na rua dos bancos (e parece que é muito afamado por lá, portanto, perguntando deve ser fácil). Tem uma decoração gira, simples, muito arejada, em tons laranja e castanho, e além das mesas normais tem umas "boxes" onde cabem quatro pessoas que também lhe conferem alguma piada (servem por exemplo para confinar barulho de família de 4 pessoas barulhentas...ainda me há-de servir um dia, tenho a certeza!). Deixo-vos aqui algumas fotos:


As francesinhas existem em quatro variedades; nós escolhemos a especial e a portuguesa. A saber: a portuguesa não tem o bife, vem com alface e bacon, é mais pequenina; a especial tem a composição tradicional e é bem composta!!!
Aqui fica a portuguesa:



Aqui fica a especial:




Como vêm, tudo com muito bom aspecto! Fazendo aqui um pequeno ranking, considero a francesinha do Marco melhor que a da Nortenha. No meu caso particular, que não aprecio muito comida picante, achei este molho mais suave e portanto gostei mais.
No Marco servem-se muitas outras coisas além das francesinhas: pratos de peixe e carne, sandes, pregos, hamburgers, pizzas, etc. Nós provámos além das francesinhas, uns rissóis de carne que estavam óptimos. Já não conseguimos como é óbvio chegar às sobremesas! Pagámos 11,5 €/pp (se saltarem os rissóis, fica-vos pelos dez euros).


Foi portanto uma semana em cheio! Quanto a mim, tenho finalmente dois bons locais onde comer esta iguaria tão apreciada. Se estiver em casa...Nortenha! Se estiver em Lisboa...Marco!


Aqui ficam os contactos:

Nortenha - Casa das Francesinhas
Rua de São Gonçalo, 238, Lj C
Brejos de Azeitão
Encerra ao domingo.
Tel. 210 866 611


Restaurante Marco
Rua Pulido Valente, zona 7, lote 1, loja 3
Colinas do Cruzeiro
Odivelas
Fechado até às 12:00

Seg - Qui: 12:00 - 1:00;  Sex - Dom: 12:00 - 2:00
Tel. 219 327 898/914 747 896/211 581 814


Nota: fotos da Joana e do Sebastião, e do FB do Restaurante Marco.

Comentários

Mara Maurício disse…
Depois de "passear" pelo blog fiquei com uma dúvida:qual é então a melhor francesinha em Lisboa, a do Dom Tacho ou a do Restaurante Marco?
Tem toda a razão, Mara! Vamos aguardar pela opinião do Sebastião, que é rapazinho de muito alimento, e foi aos dois sítios... :) é que eu não fui ao Dom Tacho... :)
sininho disse…
Dom Tacho!!! Dom Tacho!!! Dom Tacho!!! Não sei, se ficou bem clara a minha opinião ;). O principal problema do Marco é que o molho não é picante, compreendo que para quem não gosta de picante isso seja uma vantagem, mas francesinha que éfrancesinha tem de ter molho picante.
Sebastião disse…
Apesar de difícil escolha (e para mim estão muito próximas), a francesinha do Dom Tacho é melhor :-)
Hoje foi ao Marco (a nortenha que é mesmo ao meu "lado" está fechada ao domingo) e gostei. Como não sou fã de picantes as do Marco estavam no ponto. Mais uma vez obrigado pelas recomendações e continuação de um excelente trabalho :)
Carlos Pereira disse…
Olá,
E conhecem a do restaurante Lucimar em Lisboa? Vão lá provar e digam de sua justiça.
Anónimo disse…
Andava já há muito tempo para ir á Nortenha provar as Francesinhas,fui lá no dia 2 de Janeiro e fiquei decepcionado não só com a Francesinha que não era nada de especial,mas mais ainda com o atendimento,40 minutos á espera com a casa meia de pessoas,e só 40 min porque nos apercebemos de pessoas que passado 10 min de chegarem estavam a comê-las foi aí que reclamá-mos.O pior é que o ano passado já me tinham enganado com um arroz de polvo SUPER salgado.Sinceramente não recomendo, funciona muito para os conhecidos primeiro e o resto espera. Cumprimentos
Agora que já provei também a francesinha no Dom Tacho, posso dizer que para mim, as do Marco continuam a ser as melhores! A dose de picante é bem mais tolerável! No Dom Tacho eu e o meu cunhado ficámos um bocado "em brasa" com aquele picante todo... o que vale é que depois fomos ver Resistência e passou-nos! :)
Anónimo disse…
Olá boa tarde, não querendo discordar de ninguém creio que as francesinhas do Restaurante Escondidinho em Mafra não se ficam nada a trás de qualquer outra!
facebook: bifanas do escondidinho
Anónimo disse…
Como Homem do norte nao podia deixar de comer a minha francesinha por semana,como tal,tinha que procurar uma casa para satisfazer o meu já vicio.Não foi facil...
Podia dizer o nome dos restaurantes todos que comi francesinhas em Lisboa mas apenas ficamos com o numero(cerca de 15 restaurantes) de todos,a nota 20 vai para o Marco em Odivelas.(Também tem um Marco no largo de Santos mas ainda não foi visitar) Francesinha muito boa,atendimento e ambiente excelente e o preço?mais barato que no norte.Eu e a minha esposa comemos duas francesinhas,uma sangria litro,4 rissois (muito bons) e dois cafes pagamos 31,80 euros
catarina disse…
No Marco tem a opção de pedir com molho picante, que para quem gosta, como eu, é ainda melhor...
MC disse…
Joana, bom post.

Resta-me dizer que além da francesinha e dos pratos que falou ainda tem a fantástica cerveja artesanal, que embora um pouco cara, é muito (mas mesmo muito) saborosa!

Boas degustações!

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco