Tasca República, S. Bento

 
 
Bem, já perdi conta ao número de vezes em que ou não havia plano de onde ir jantar ou acabei a comer num local bem diferente do que estava a pensar. Por esta frase introdutória, já deu para perceber que a ida à Tasca República não estava nos planos, bem longe disso, mas desta vez a situação foi bem mais gravosa, no sentido económico da questão. 

A história começou com um jantar a custo zero, onde o catch era a movimentação para os subúrbios [esse local onde alguns lisboetas têm medo de entrar e nunca mais sair :-)], depois evoluiu para uma qualquer cadeia de comida rápida, para minimizar os custos, mas rapidamente se passou para uma visita ao Frei Contente, para matar saudades do bacalhau com broa :-), e, já à porta do dito, demos meia volta e fomos até à Tasca República, que era já ali e andávamos para lá ir à resmas de tempo. Portanto passámos dos zero aos 100, num curto espaço de tempo. Bem o mais correcto é dizer que passámos dos 0 aos 23€ num ápice, apenas tendo noção da tragédia económica quando a conta chegou à mesa. Foi um acto falhado em memória de outros tempos mais despreocupados [que esperemos que voltem um dia/ano destes].

A Tasca República tem o seu nome, não porque fique na avenida da República, mas porque fica na mesma rua que a Assembleia da República, mais concretamente na rua de S. Bento. A decoração é uma mistura de vários estilos que funciona (relativamente) bem, julgo que se calhar levaram a mistura fina um pouco longe demais mas nada que invalide uma pessoa de se sentir confortável e ter uma simpática refeição de conversa e petiscos.



A Tasca tem grande variedade de petiscos mas igualmente pratos mais consistentes, permitindo agradar a quem procura uma refeição completa ou simplesmente petiscar várias iguarias, nós fomos numa de petiscos pensando, inocentemente, que assim gastaríamos menos dinheiro. Mas foi como ir ao Ikea ou à Fnac... ao escolher vários itens de baixo preço parece que estamos a gastar pouco dinheiro, esquecendo que, quando tudo somado, dá um preço alto :-)

Pelo que li no éter internético, as opiniões não são sempre favoráveis [algumas, diria mesmo, cortantes como o vento siberiano] mas, por razões de sorte ou o cozinheiro estar bem disposto, não temos razões a apontar à confecção dos petiscos que pedimos. Desde a alheira transmontana, passando pela morcela e acabando na farinheira, tudo estava bem confeccionado e bem servido [de tal forma que percebemos que três petiscos foram demais mas lá fizemos o esforço]. Os petiscos não vieram todos de uma só vez, de tal forma que a conversa esteve sempre acompanhada por comida quentinha a chegar à mesa, o que foi agradável e impediu que se chegasse rapidamente ao momento de só já ter a chávena de café  vazia à frente [defeito de comer rápido] e começar a sentir que o nosso papel no filme terminou, sendo altura de sair de cena.

O atendimento foi simpático e rápido mas, em abono da verdade, durante algum tempo éramos os únicos no restaurante... o que não quer dizer que não se pudessem esforçar por esquecer de nós.

Localização
Rua de São Bento 312 | 1200-822 Lisboa
Tlf.213951583
Encerramento: Segundas (Jantares), Domingo
Horário: 12h00h-15h00h + 18h30 - 02h00

 

Comentários

Sãozinha disse…
Alguma recomendação para restaurantes em Lisboa, com televisão? Não queria perder um jantar de amigos, nem o meu Benfica...obrigada!
Mario Marques disse…
Deixo aqui uma sugestão, só que é na margem sul mais própriamente em Corroios,onde além de ter televisão tem ás sextas e sábados musica ao vivo.
Podes ver mais na página do Face do
Restaurante Taverna dos Piratas

Mensagens populares deste blogue

Restaurante das Marés, Altura

Casa do Preto, Sintra

Tasca do Sr. Domingos, Aldeia do Meco